Governo do Estado do Espírito Santo

Veja os cuidados para a câmera do seu celular não ser invadida por aplicativo espião

É inquestionável que os cibercriminosos estão aprimorando as técnicas para invadir smartphones e ameaçar os usuários. Por isso, é muito importante adotar procedimentos adequados para a câmera do seu celular não ser invadida por um app espião.

Vale destacar que essa modalidade de aplicativo é capaz de tirar fotos e fazer vídeos, o que pode gerar situações bem constrangedoras. Sem dúvida, esse é um bom motivo para evitar esse golpe.

Neste artigo, vamos mostrar detalhes sobre essa ameaça digital e procedimentos para evitá-la ao máximo. Confira!

Entenda como funciona um app espião

Esse aplicativo utiliza uma execução de código, desenvolvida por um programador e responsável por viabilizar a invasão da câmera do aparelho. Não é necessário um conhecimento avançado em programação para criar esse recurso fraudulento.

Por outro lado, o app espião somente atua, caso os códigos sejam inseridos no smartphone dos usuários. E para concretizar essa prática é necessária uma estratégia inteligente, além de contar com a falta de atenção das vítimas. 

Fique atento às táticas dos cibercriminosos

O procedimento mais adotado para invadir os aparelhos é pelo envio de links fraudulentos em e-mails, apps de mensagens e sites. O objetivo é convencer as pessoas a instalarem o aplicativo espião, sem ter noção do que estão fazendo.

Por incrível que pareça, um vídeo no Telegram ou no WhatsApp pode ser empregado para disfarçar códigos com má intenção. Em virtude disso, o ideal é não abrir, em hipótese alguma, arquivos provenientes de números desconhecidos ou de procedência duvidosa.

Mais uma tática adotada pelos cibercriminosos é explorar as vulnerabilidades do sistema operacional. Isso acontece principalmente em celulares desatualizados que ficam mais propensos a serem invadidos por um aplicativo espião.

Um exemplo marcante disso aconteceu em 2020, com iPhones que tinham falhas relativas aos sinais de Bluetooth e Wi-Fi. Esse problema abriu uma brecha para os cibercriminosos acessarem arquivos desses aparelhos que estavam na nuvem. 

Formas para evitar o app espião

A boa notícia é a simplicidade em adotar mecanismos para minimizar a possibilidade de o seu smartphone ser invadido por um aplicativo espião. A primeira dica é não abrir mídia nem links de números desconhecidos em apps de mensagens. O mesmo procedimento é indicado com relação às mensagens de correio eletrônico.

Outra maneira de evitar esse golpe é sempre estar com o sistema operacional do smartphone (Android, iOS, entre outros) atualizado. Dessa maneira, torna-se menor o risco de o aparelho ter brechas que podem ser exploradas pelos cibercriminosos.

Também é recomendado sempre baixar os aplicativos na loja oficial (App Store, Play Store etc.). Essa prática dá mais garantia aos usuários de que o aparelho tem apps com mecanismos de segurança avançados. 

Procedimentos caso o celular for invadido por app espião

Ao desconfiar de que o aparelho está sendo espionado, a recomendação é procurar o mais rápido possível uma delegacia de crimes cibernéticos. Se as suspeitas forem confirmadas, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência para a situação ser investigada.

A invasão de dispositivo eletrônico para conseguir informações sem permissão do titular é crime, com pena de cinco anos de reclusão e multa. Mesmo assim, é comum haver casos de vítimas de invasão de aplicativo espião.

Se está buscando mais dicas sobre como deixar o seu celular mais seguro, leia este artigo sobre os perigos de não contar com um smartphone atualizado.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras