Metodologia e Membros

O Comitê Estadual de Tecnologia da Informação é uma estrutura de assessoramento voltada para a proposição de políticas e estratégicas para o uso de recursos e serviços de TIC no Poder Executivo Estadual.    

 Metodologia de reuniões:  

  • Reuniões mensais do Comitê de Tecnologia da Informação com as seguintes pautas gerais:
    • Exposição sobre criação ou exclusão de Grupos de Trabalho.
    • Relatório de andamento das atividades dos Grupos de Trabalho pelos coordenadores e membros.
    • Tomadas de decisão requeridas pelos Grupos de Trabalho.
    • Exposição de temas para tomada de decisão e parecer do CET acerca de projetos, contratações e demais atividades de TIC.
    • Demais pautas específicas.  
  • Reuniões trimestrais do Conselho Superior de Tecnologia da Informação com as seguintes pautas gerais:
    • Resumo do andamento das atividades do CET e dos Grupos de Trabalho
    • Exposição de temas para tomada de decisão e parecer do CSTI acerca de projetos, contratações e demais atividades de TIC que necessitam de aprovação superior.
    • Demais pautas específicas.  

 Grupos de Trabalho:  

  • Quem define a agenda e coordena os trabalhos e reuniões de cada grupo de trabalho são os coordenadores.
  • Os coordenadores e o corpo técnico do grupo devem trabalhar para entregar os objetivos elencados.
  • O coordenador é responsável por formatar a entrega e apresentar ao CET.
  • Decisões operacionais podem ser tomadas pelos coordenadores.
  • Ações que precisem de uma decisão tática/estratégica devem ser passadas ao CET que decidirá motivadamente sobre a questão nas reuniões mensais. 

     GT 1 - Governo Eletrônico

        Objetivos:  

  • Elaborar documento de pactuação de serviços com experiência digital do Governo.
    • Definir serviços a serem disponibilizados em meio digital para cada Secretaria/Órgão.

       Membros:

  • PRODEST - Renzo Colnago (coordenador)
  • PRODEST - Daniel Hoisel
  • PRODEST - Clayton Santos Silva
  • PRODEST - Vinícius Salomão
  • PRODEST - Marcos Tadeu de Araújo Torres
  • SESA - Rodrigo Hulle
  • SEDU - Carmem Lúcia Prata
  • SESP - Sérgio Pereira Ferreira
  • DETRAN - Patrick Ferreira Schwambach
  • SETUR - Carla Rezende Bastos
  • SECOM - Fabíola Zardini Ribeiro

      GT 2 - Racionalização dos Gastos com TIC

       Objetivos: 

  • Elaborar e executar plano de ação de racionalização de gastos com TIC:
    • Propor a unificação de plataformas de BPMS (JUCEES, DER, SESA, PGE, DETRAN).
    • Elaborar template de planilha em Excel para levantamento de contratos de TI dos órgãos
    • Levantamento de informações dos contratos.
    • Elaboração de estudo de custo.
    • Elaboração de sugestões para racionalização.

       Membros:

  • SEP - Matheus Oggioni Lima Beninca (coordenador)
  • SEDU - Klauss Rodrigo Diolio
  • SESA - Rodrigo Hulle
  • SEFAZ - Rosana Sena Paz Moure
  • DETRAN - Patrick Ferreira Schwambach
  • SEJUS - Rafael Ribeiro Rufino de Souza
  • SESP - Sérgio Pereira Ferreira

      GT3 - Integração de Sistemas

     Objetivos:

  • Elaborar e executar plano de ação de integração de sistemas:
    • Levantamento de soluções e benchmarks em órgãos governamentais nacionais.
    • Matriz de possíveis soluções com pontos negativos e positivos.
    • Sugestão de encaminhamento

      Membros: 

  • PRODEST - Helvécio Henrique de Oliveira (coordenador)
  • PRODEST - Renato de Almeida Ferraz
  • PRODEST - Susana Denti Adnet
  • PRODEST - Tonio Paulo da Cunha
  • SEDU - Klauss Rodrigo Diolio
  • SEFAZ - Rosana Sena Paz Moure
  • SEFAZ - Andressa Rodrigues Pavão
  • SEFAZ - Andressa Buss Rocha
  • SEGER - Alessandro Gaburro Trevisol
  • SEGER - Celso Hamerski

       GT4 - Centralização de Dados

       Objetivo:

  • Elaborar documento de pactuação de centralização de dados do Governo.

Membros:

  • IJSN - Andrezza Rosalem (coordenadora)
  • PRODEST - Renzo Colnago
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard