1 – O que é o Prodest?
O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) é uma autarquia do Governo do Estado do Espírito Santo, que está vinculada à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).
O órgão tem como principal objetivo tornar a administração pública cada vez mais ágil e eficiente pela Tecnologia da Informação, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados por secretarias e autarquias do Poder Executivo Estadual ao cidadão.
2 – Quais são os serviços prestados?
O Prodest é responsável por uma série de serviços prestados aos clientes, como:
Soluções de comunicação e conectividade (Acesso à Internet, E-mail corporativo, SMS, entre outras);
Provimento de redes de alta velocidade baseadas em fibra óptica;
Provimento de soluções de nuvem privada do Governo (infraestrutura como serviço para uso do Data Center do Estado - central de dados governamentais);
Provimento de banco de dados como serviço (oferta de recursos relativos a banco de dados, backup e armazenamento de informações);
Desenvolvimento e manutenção de sites, sistemas e aplicativos;
Desenvolvimento de soluções de Business Intelligence;
Consultoria sobre aquisições de TI e segurança da informação.
3 – Para quem o Prodest presta serviços?
O Prodest tem uma atuação voltada para os órgãos estaduais do Poder Executivo. Mas também pode prestar serviços para prefeituras e repartições públicas federais.
4 – Como é a estrutura organizacional?
A autarquia é gerida por três diretores (diretor-geral, diretor setorial administrativo financeiro e diretor setorial técnico). O órgão tem cinco assessorias (Comunicação; Governança e Inovação; Jurídica, Relacionamento com o Cliente; e Segurança da Informação e Gestão de Riscos), além de cinco gerências que atuam diretamente com serviços de TI e quatro gerências administrativas.
5 – O que é necessário para ser funcionário ou estagiário do Prodest?
O ingresso na carreira profissional do Prodest é feito exclusivamente por concurso público. Os estagiários são selecionados por meio do Programa Jovens Valores, do Governo do Estado.
6 – Como os clientes podem demandar os serviços do Prodest?
As solicitações de serviço podem ser registradas pelo site servicedesk.prodest.es.gov.br. Os clientes também podem solicitar atendimento pelos telefones (27) 3636-7200 e 3636-7201 (incidentes fora do horário comercial).
7 – Como um órgão público pode contratar os serviços do Prodest?
O Prodest conta com uma Assessoria de Relacionamento com Cliente que tem informações sobre os serviços prestados pelo Prodest e orienta sobre os procedimentos necessários para a contratação. O telefone de contato é (27) 3194-9735.
8 – Como ficar informado sobre as atividades do Prodest?
As informações do Prodest estão disponíveis no site www.prodest.es.gov.br. Também é possível ficar informado sobre as atividades da autarquia pelas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Vimeo).