Governo do Estado do Espírito Santo

Saiba como proteger dados bancários no smartphone

Os brasileiros cada vez mais utilizam os dispositivos móveis para realizarem diversas tarefas do cotidiano. De acordo com um estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 51% das operações financeiras realizadas, em 2020, foram efetivadas via smartphone, tablet ou por outras ferramentas móveis.

A pesquisa também constatou que o quantitativo de contas ativas no mobile banking atingiu a marca de 198,2 milhões, um crescimento de 115% em comparação ao ano de 2020. Sem dúvida, esse cenário mostra como os aplicativos de instituições financeiras estão sendo bastante empregados atualmente.

Neste artigo, vamos destacar procedimentos válidos para elevar a segurança dos dados bancários no smartphone. Confira!

Opte pelos apps oficiais

Pode parecer algo muito óbvio de sugerir, mas é preciso ter muita atenção com o download de aplicativos para evitar sérios problemas no futuro. Afinal, os cibercriminosos estão desenvolvendo sites e softwares muito semelhantes com os originais para enganar os internautas.

Em razão disso, é necessário ter muito cuidado para verificar se realmente está baixando o app de um banco em um canal oficial, ou seja, em uma loja de aplicativos autorizada. Essa medida é muito importante para minimizar os riscos de sofrer algum golpe e de perder dinheiro.

Evite usar o app em outros aparelhos

Mesmo que você esteja usando o dispositivo móvel de um parente ou amigo, a recomendação é não inserir os seus dados bancários. Com esse procedimento, você vai proporcionar menos chances de uma pessoa mal-intencionada obter informações que possam tornar viável o acesso fraudulento à sua conta.

Para realmente proteger os dados bancários no smartphone, opte por utilizar apenas o aplicativo instalado no aparelho sob a sua responsabilidade. Vale destacar que um parente ou colega pode ainda ter o dispositivo roubado, o que eleva os riscos de uso indevido das informações e recursos contidos no equipamento.

Tenha foco na segurança

É positivo contar com um bom antivírus para proteger as informações de maneira mais adequada. Por outro lado, é recomendado tomar outras medidas para diminuir os riscos de ter a conta bancária invadida por meio do dispositivo móvel.

Uma delas é evitar o acesso à internet em redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas. É muito comum os cibercriminosos aproveitarem vulnerabilidades nessa modalidade de infraestrutura para obter vantagens indevidas, como roubo de dados e de dinheiro das vítimas.

Se está preocupado em proteger os dados bancários no smartphone, é melhor acessar os serviços de uma instituição financeira via app em locais, onde tem certeza de que a segurança da informação é elevada.

Priorize o monitoramento

Mesmo que adote boas práticas para diminuir o risco de sofrer um ataque cibernético, o ideal é também pensar em ações para minimizar os danos provocados quando as medidas de segurança não surtirem o efeito desejado.

Nesse sentido, é válido fazer um acompanhamento diário do extrato bancário pelo aplicativo ou por outros recursos. Se for identificada alguma movimentação atípica, o melhor é entrar em contato com a instituição financeira o mais rápido possível.

Dependendo do caso, é indicado também acionar a polícia. São muitos aspectos que precisam ser levados em consideração para proteger os dados bancários no smartphone e reduzir as possibilidades de eventuais danos.

Se você gostou deste conteúdo, fique à vontade para compartilhar nas redes sociais. O conhecimento é sempre valioso para tomar boas decisões.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras