Os brasileiros cada vez mais utilizam os dispositivos móveis para realizarem diversas tarefas do cotidiano. De acordo com um estudo da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 51% das operações financeiras realizadas, em 2020, foram efetivadas via smartphone, tablet ou por outras ferramentas móveis.
A pesquisa também constatou que o quantitativo de contas ativas no mobile banking atingiu a marca de 198,2 milhões, um crescimento de 115% em comparação ao ano de 2020. Sem dúvida, esse cenário mostra como os aplicativos de instituições financeiras estão sendo bastante empregados atualmente.
Neste artigo, vamos destacar procedimentos válidos para elevar a segurança dos dados bancários no smartphone. Confira!
Opte pelos apps oficiais
Pode parecer algo muito óbvio de sugerir, mas é preciso ter muita atenção com o download de aplicativos para evitar sérios problemas no futuro. Afinal, os cibercriminosos estão desenvolvendo sites e softwares muito semelhantes com os originais para enganar os internautas.
Em razão disso, é necessário ter muito cuidado para verificar se realmente está baixando o app de um banco em um canal oficial, ou seja, em uma loja de aplicativos autorizada. Essa medida é muito importante para minimizar os riscos de sofrer algum golpe e de perder dinheiro.
Evite usar o app em outros aparelhos
Mesmo que você esteja usando o dispositivo móvel de um parente ou amigo, a recomendação é não inserir os seus dados bancários. Com esse procedimento, você vai proporcionar menos chances de uma pessoa mal-intencionada obter informações que possam tornar viável o acesso fraudulento à sua conta.
Para realmente proteger os dados bancários no smartphone, opte por utilizar apenas o aplicativo instalado no aparelho sob a sua responsabilidade. Vale destacar que um parente ou colega pode ainda ter o dispositivo roubado, o que eleva os riscos de uso indevido das informações e recursos contidos no equipamento.
Tenha foco na segurança
É positivo contar com um bom antivírus para proteger as informações de maneira mais adequada. Por outro lado, é recomendado tomar outras medidas para diminuir os riscos de ter a conta bancária invadida por meio do dispositivo móvel.
Uma delas é evitar o acesso à internet em redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas. É muito comum os cibercriminosos aproveitarem vulnerabilidades nessa modalidade de infraestrutura para obter vantagens indevidas, como roubo de dados e de dinheiro das vítimas.
Se está preocupado em proteger os dados bancários no smartphone, é melhor acessar os serviços de uma instituição financeira via app em locais, onde tem certeza de que a segurança da informação é elevada.
Priorize o monitoramento
Mesmo que adote boas práticas para diminuir o risco de sofrer um ataque cibernético, o ideal é também pensar em ações para minimizar os danos provocados quando as medidas de segurança não surtirem o efeito desejado.
Nesse sentido, é válido fazer um acompanhamento diário do extrato bancário pelo aplicativo ou por outros recursos. Se for identificada alguma movimentação atípica, o melhor é entrar em contato com a instituição financeira o mais rápido possível.
Dependendo do caso, é indicado também acionar a polícia. São muitos aspectos que precisam ser levados em consideração para proteger os dados bancários no smartphone e reduzir as possibilidades de eventuais danos.
Se você gostou deste conteúdo, fique à vontade para compartilhar nas redes sociais. O conhecimento é sempre valioso para tomar boas decisões.