Governo do Estado do Espírito Santo

Fique informado sobre os pilares da segurança da informação

Os dados sobre clientes, produtos e serviços são de extrema importância para uma empresa e devem ser guardados a sete chaves. Por isso, é necessário ter foco em segurança da informação.

Qualquer vazamento de dados pode gerar problemas como perda de clientes, prejuízos financeiros, multas e danos à reputação. Esse aspecto mostra como o cuidado com as informações tem um papel cada vez mais estratégico.

Nesse artigo, vamos abordar, de maneira detalhada, os pilares da segurança da informação. Confira!

Confidencialidade

A confidencialidade diz respeito à privacidade de dados de uma empresa. Por isso, somente profissionais autorizados podem acessar determinadas informações. Isso somente é viabilizado por meio dos níveis de acesso. Eles impedem que muitos dados cheguem às pessoas comuns.

Políticas de segurança são importantes para reforçar a confidencialidade dessas informações. Também é indicado treinar os funcionários para conscientizá-los, o que pode evitar a manipulação incorreta dos dados.

Integridade

Um dos pilares mais importantes da segurança da informação é a integridade. Ela está relacionada com a preservação e confiabilidade dos dados, protegendo-os para não haver nenhuma modificação ou sabotagem

Se alguma informação for erroneamente alterada, compromete a veracidade de todo o dado, o que pode afetar uma empresa dependendo do nível de importância da informação.

Para impedir que erros como esse aconteçam, é imprescindível ter controles de acesso, permissões e sistemas de verificação quando algum dado for alterado.

Disponibilidade

Mesmo com um elevado nível de proteção, os dados devem ser de fácil acesso àqueles que estão autorizados a consultá-los. Se forem necessários muitos passos para chegar a uma informação, é grande o risco de haver atrasos nos processos corporativos.

É indispensável manter uma boa estrutura focada na manutenção e preservação de acesso aos dados. Isso pode ser feito por ações como atualização de sistemas e manutenções periódicas dos hardwares.

Autenticidade

A autenticidade é a garantia da procedência dos dados, a confirmação de que ninguém tenha manipulado ou se passado pelos verdadeiros donos de uma informação.

Por isso, esses dados devem ter tipos de processos que identifiquem a autenticidade da identidade dos usuários, antes que o acesso seja liberado. Para garantir que nada seja indevidamente modificado, o ideal é ter uma assinatura digital para criptografar os dados, tornando-os ilegíveis para usuários não autorizados.

Legalidade

Por meio de uma Política de Segurança, uma instituição assegura que todos os procedimentos para preservar os dados devem seguir uma norma, cujo objetivo é impedir acessos indevidos e não autorizados às informações corporativas.

Fazer essa adequação à legislação se tornou primordial, principalmente devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020 e exige mais atenção das organizações.

Seguir os pilares de segurança da informação é o melhor caminho para administrar os dados de maneira eficiente e com menos riscos. Esse ponto não deve ser ignorado por gestores em hipótese nenhuma.

Se você gostou deste artigo, vale a pena compartilhá-lo nas redes sociais. Com certeza, o conhecimento é vital para manter informações institucionais mais seguras.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras