Governo do Estado do Espírito Santo

Conheça exemplos de erros de segurança na internet

Por mais que a rede mundial de computadores faça parte do nosso dia a dia, estamos sujeitos a equívocos que podem comprometer a segurança de dados pessoais e corporativos. Ações relativamente simples, como clicar em um link, podem causar sérios problemas, caso não haja os devidos cuidados.


Muitos erros de segurança na internet acontecem simplesmente por falta de atenção, por ansiedade em acessar uma informação ou por desconhecimento das melhores práticas para evitar as ações de hackers.

Neste artigo, vamos apontar algumas falhas que prejudicam a segurança de dados na web. Confira!

Clicar em links sem a devida atenção

O phishing é um dos golpes mais conhecidos na rede mundial de computadores e consiste em fazer com que as vítimas cliquem em links maliciosos, criados por hackers. Ao receber uma mensagem de e-mail, o internauta é induzido a clicar em um link para obter uma informação considerada interessante.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitos cibercriminosos têm explorado esse tema para criar situações que levem as vítimas ao erro. É preciso ter muita atenção para não ser vítima desse golpe.

Para não cair nessa armadilha, o ideal é não clicar em links de mensagens enviadas por correio eletrônico. Só faça isso quando tiver certeza de que o remetente está bem intencionado.

Usar a mesma senha para vários serviços

Realmente, não é fácil memorizar uma infinidade de senhas, não é mesmo? Mas isso não é motivo para usar a mesma senha para diversos recursos (leitura de e-mails, acesso a sistemas, entrada em contas nas redes sociais etc.).

Mesmo que seja muito complicado lembrar de tantas senhas, procure sempre fazer uma combinação que dificulte a descoberta pelos hackers. No site do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), há uma ferramenta que ajuda a verificar se uma senha é forte ou não.  

Com combinações mais complexas, você reduz os riscos de elas serem descobertas por hackers. Se tiver dificuldades de administrar tantas senhas, opte por um software gerenciador para não esquecê-las.

Acessar internet banking sem a devida proteção

Um dos principais erros de segurança na internet envolve o uso de aplicativos e de sites de instituições financeiras sem uma segurança adequada. Evite, ao máximo, acessar serviços bancários digitais em computadores públicos ou em locais, onde não conhece os mecanismos de proteção adotados contra cibercriminosos.

Todo o cuidado é fundamental para evitar que hackers tenham acesso aos seus dados bancários na internet. Procure contar com um bom sistema antivírus no seus dispositivos para minimizar os riscos de invasão.

Dependendo do problema, você vai ter sérias dificuldades para reaver o dinheiro. Evitar essa situação é muito simples, desde que tenha bom senso e siga as orientações de especialistas em proteção de dados na web.

Instalar programas piratas

Economizar não faz mal a ninguém, mas é preciso fazer isso de forma inteligente. Não adianta, por exemplo, instalar programas piratas que vão deixar o computador do seu trabalho ou da sua casa mais vulneráveis a ataques hackers.

Opte somente por programas oficiais e esteja bem longe de um dos erros de segurança na internet mais comuns e perigosos para pessoas e companhias.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais. O conhecimento é vital para manter os seus dados mais seguros. 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras