Governo do Estado do Espírito Santo

Cinco ameaças de cibersegurança que merecem atenção das empresas em 2021

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tornou a transformação digital ainda mais presente na sociedade. Isso provocou uma série de mudanças no cotidiano das pessoas e no mundo corporativo. 

 

No ano passado, muitos profissionais começaram a trabalhar em home office e isso desencadeou inúmeras ameaças de cibersegurança, que comprometeram dados e resultaram em muitos ataques.

 

Neste artigo, traremos as cinco principais ameaças de cibersegurança que merecem todo o cuidado das empresas e cidadãos em 2021. Confira!

 

Deepfakes

 

Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), é possível criar vídeos e áudios falsos que são quase impossíveis de serem diferenciados dos originais. Vez ou outra nos deparamos na internet com vídeos de pessoas conhecidas fazendo coisas absurdas.

 

Também podemos ser surpreendidos com áudios quase autênticos, com pedidos de senhas ou de dados relativos a documentos pessoais. Vale destacar que os deepfakes ainda podem ser usados para disseminar notícias falsas sobre corporações e personalidades.

 

Além dos e-mails e mensagens de phishing, criados por IA para golpes, os cibercriminosos podem usar vídeos e áudios para ludibriar as vítimas e ganhar muito dinheiro.

 

Ataque às redes domésticas

 

Em meio à pandemia, a necessidade do trabalho remoto surpreendeu muitas empresas, devido à rapidez com que foi preciso se adaptar a essa nova dinâmica.

 

Também se adaptando ao momento, os criminosos do mundo digital viram uma oportunidade, mudando a abordagem e visando, mais especificamente, ao trabalhador remoto.

 

Em 2021, uma das principais ameaças de cibersegurança será a redes doméstica desprotegida, prato cheio para os cibercriminosos acessarem dispositivos com dados valiosos de funcionários e empresas.

 

Cloud Computing ameaçado

 

Muitas organizações cuidam dos dados de várias empresas ou gerenciam o próprio sistema de TI em servidores. Esse depósito de informações torna essas companhias um alvo para os criminosos digitais, porque, ao violar sistemas institucionais, eles adquirem acesso a diversos tipos de dados. 

 

Diferente do Google, que pode investir nos melhores recursos tecnológicos e humanos para aperfeiçoar as defesas, muitas empresas de menor porte enfrentam grandes dificuldades para impedir esses ataques. Por isso, um suporte especializado é muito importante. 

 

Quebra de criptografia

 

A criptografia, até então tida como impenetrável, pode se tornar alvo devido aos computadores quânticos. Esses computadores utilizam fenômenos da Física Quântica, que produzem saltos exponenciais na capacidade de processamento, possibilitando a quebra da criptografia, que protege desde mensagens no WhatsApp até registros em hospitais e transações eletrônicas.

 

Quebra de defesa de IA

 

Devido aos ataques cibernéticos recorrentes, muitas empresas adotaram modelos de Inteligência Artificial para prever e impedir os ataques de cibercriminosos. Porém, alguns hackers conseguem corromper esse recurso.

 

Isso acontece porque eles utilizam métodos extremamente sofisticados, como GANs (Redes Adversárias Geradoras), que, pelas redes neurais, tentam adivinhar o que as defesas usam em seus algoritmos de IA. 

 

Para que, em 2021, estejamos mais preparados e atentos a essas ameaças de cibersegurança, não deixe de compartilhar esse artigo. É muito importante evitar que informações pessoais e institucionais não caiam em mãos erradas.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras