Fique atento às habilidades importantes para o profissional de TI

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) causou uma série de mudanças no mercado de trabalho. Uma das mais importantes abrange a expansão do home office em empresas e órgãos públicos. Esse novo cenário também provocou a necessidade de fortalecer habilidades importantes para o profissional de TI.

Não buscar a melhoria contínua é um erro grave para quem está no mundo corporativo, independentemente, da atividade que exerce. No segmento de Tecnologia da Informação, esse fator tem um peso ainda mais negativo, em virtude do foco em oferecer ao público-alvo soluções para diversas demandas.

Neste artigo, destacaremos características essenciais para os profissionais de TI estarem mais atentos às necessidades do mercado e terem mais condições de apresentar um bom desempenho. Confira!

Comunicação precisa

Falar demais não é sinônimo de ser um bom comunicador. O importante é ter clareza ao repassar as informações e participar, de maneira ativa, das ações de um projeto, apresentando as opiniões com objetividade e bom senso.

Uma comunicação correta contribui para o alinhamento dos trabalhos e ajuda a equipe a atingir as metas com menos dificuldades.

Flexibilidade

Consiste em uma das habilidades importantes para o profissional de TI, porque é comum haver mudanças em projetos e no uso de tecnologias para a execução dos serviços.

Ao compreender a necessidade de se adaptar a novos cenários, torna-se mais fácil aceitar os desafios e enfrentá-los com maturidade.

Trabalho colaborativo

Uma boa comunicação e a flexibilidade são muito relevantes também para o trabalho em equipe. À medida que todos os integrantes de um projeto atuam de forma integrada, maior será a capacidade de articular as ações necessárias para atingir bons resultados.

O individualismo é um equívoco que deve ser evitado ao máximo em qualquer atividade profissional, porque prejudica o alinhamento e, em muitos casos, torna o clima organizacional ruim.

Foco no desenvolvimento

Fazer muitas capacitações, com certeza, é uma ação imprescindível para obter um rendimento acima da média. Assimilar mais conhecimentos técnicos é uma postura bastante positiva e necessária na atualidade.

Um dos motivos é que a transformação digital exige um grande esforço em adquirir novas habilidades. Por outro lado, deve também haver um foco no desenvolvimento pessoal para o comportamento no ambiente de trabalho ser o ideal para atingir uma performance de alto nível.

Humildade

Caso tenha dificuldades em fortalecer as habilidades importantes para o profissional de TI, vale a pena buscar ajuda profissional, ou seja, recorrer à terapia e a ações voltadas para o desenvolvimento pessoal, promovidas pelo Recursos Humanos.

Se você gostou deste artigo, faça  o compartilhamento nas redes sociais agora mesmo! Afinal, o conhecimento deve estar à disposição de todos de maneira plena!