Governo do Estado do Espírito Santo

Benefícios do trabalho remoto para organizações e empregados

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe a necessidade do distanciamento social. Essa situação também se reflete no ambiente de trabalho, onde é necessário adotar medidas de segurança para evitar a contaminação. Isso contribuiu para o crescimento do home office no mundo inteiro.

Mesmo que muitas dúvidas surjam sobre os resultados e o envolvimento da equipe pela distância entre os colaboradores, esse modelo vem se popularizando cada vez mais no Brasil.

Neste artigo, listaremos benefícios do trabalho remoto que podem englobar funcionários, corporações e o meio ambiente. Também destacaremos ações importantes para aproveitar essas vantagens. Confira!

Redução de custos

Para os profissionais, o home office possibilita reduzir gastos com transporte, alimentação e vestuário. Por ficarem em casa, os colaboradores com filhos ou animais de estimação podem ainda diminuir as despesas com empregados domésticos.

Com os funcionários trabalhando de casa, alguns custos corporativos caem de maneira significativa. As contas de luz, água e telefonia são reduzidas, sendo que o mesmo acontece com os serviços de manutenção do espaço e de equipamentos.

Mobilidade

Aquelas longas horas do dia, perdidas no trânsito para se deslocar até a empresa e depois na volta para casa, podem ser substituídas por momentos de lazer, exercícios físicos, adoção de novos hobbies e cursos que possibilitam o aprimoramento profissional.

Produtividade

Com o corte de gastos e o menor tempo no trânsito, a qualidade de vida traz motivação e produtividade aos colaboradores. Menos estressados, eles podem ter mais foco e iniciativa nas atividades do trabalho.

Sustentabilidade

Além de empresas e profissionais, o meio ambiente é favorecido com a adoção do trabalho remoto. Mais pessoas em casa significa menos carros nas ruas, o que contribui para diminuir bastante a poluição do ar.

Medidas importantes para aproveitar benefícios do trabalho remoto

Há uma série de ações que podem colaborar para o home office ser adotado seguindo boas práticas. Para você entendê-las melhor, vamos apresentá-las com detalhes. Acompanhe!

Separação do ambiente de trabalho

Para ter uma boa produtividade em casa, é necessário ter um espaço específico para as atividades profissionais. A recomendação é ficar em um local com boa iluminação, internet e os equipamentos necessários.

Também é importante combinar com os outros moradores da casa que deve haver um cuidado para evitar barulhos que possam afetar a concentração.

Prepare as ferramentas

Para que o trabalho em casa seja eficiente, é fundamental contar com a ajuda de ferramentas como aplicativos e softwares de segurança. Esses recursos devem permitir que você interaja com os colegas de trabalho e tenha acesso a documentos e sistemas corporativos de maneira prática e rápida.

Vale a pena utilizar aplicativos de chamada vídeo e chat, porque colaboram para uma comunicação mais ágil e personalizada, fator muito relevante para uma boa performance.

Ponto remoto

Para ter o controle do tempo de trabalho, um sistema de ponto on-line é crucial, porque permite que todas as áreas de uma empresa sejam beneficiadas com o home office.

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar esse conteúdo com amigos e colegas de trabalho. Afinal, o conhecimento sempre ajuda a superar novos desafios!

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras