Governo do Estado do Espírito Santo

Veja como evitar uso excessivo do smartphone  

Não há dúvidas de que o celular é uma ferramenta cada vez mais importante para desempenharmos diversas tarefas do cotidiano (reuniões, compras on-line, agendar compromissos, entre outras). Por outro lado, é muito importante ter cuidado com o uso excessivo do smartphone.

Afinal, é necessário também interagir de maneira mais efetiva com familiares, amigos e colegas de trabalho. Ficar várias horas no celular é, em muitos casos, uma forma de isolamento e fuga dos problemas. Além disso, pode causar a sensação de que você não tem interesse em conviver com as pessoas.

Para evitar essas situações, vamos apresentar alguns procedimentos para utilizar o smartphone de maneira mais prudente. Confira!

Aposte no planejamento

Uma boa alternativa para não ser vítima do uso excessivo do smartphone é estabelecer horários para checar as mensagens de e-mail e dos aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram, entre outros), durante o dia.

Procure reservar 30 minutos na parte da manhã e da noite para fazer essas tarefas. No começo, é possível que enfrente dificuldades, mas, aos poucos, é possível se adaptar. O importante é verificar o momento em que utilizar o celular não será prejudicial para você e as pessoas ao seu redor.

Coloque no modo silencioso

Quando uma mensagem chega no seu smartphone, você escuta um ruído e morre de curiosidade para ver do que se trata? Se a resposta for sim, é melhor você mudar de hábito o mais rápido possível para não ter problemas no futuro.

Por isso, vale a pena colocar o aparelho no modo silencioso. Com esse procedimento, você evita distrações que podem prejudicar o seu rendimento no trabalho e atrapalhar a sua convivência com os familiares. Além disso, terá condições de manter o planejamento de usar o celular em horários específicos.

 

Tenha cautela com redes sociais

Instagram, Facebook, TikTok e outras redes sociais promovem momentos de lazer e entretenimento. Porém, é essencial utilizá-las com bom senso para não ficar refém do uso excessivo do smartphone.

As mídias sociais nos ajudam a ficar informados sobre assuntos importantes (notícias, oportunidades de qualificação, chances de emprego, entre outros), mas não podemos usá-las como único recurso para obter conhecimento ou interagir com as pessoas.

Em casa e em outros ambientes sociais, esteja disposto a conversar e a trocar experiências de forma tradicional. Isso vai te ajudar a melhorar a oralidade e a capacidade de expor as ideias.

 

Invista em hábitos saudáveis

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar do famoso ditado popular: corpo são, mente sã. Para colocar isso em prática, um bom caminho é conciliar as demandas do dia a dia com os exercícios físicos (caminhada, andar de bicicleta, jogar futebol etc.).

Outra medida importante é evitar fazer duas coisas ao mesmo tempo enquanto está se alimentando. Convenhamos, é muito chato estar almoçando com uma pessoa que fica o tempo todo utilizando o celular.

Se está disposto a não ser vítima do uso excessivo do smartphone, é melhor aliar a disciplina com diversas atividades que colaboram para conviver melhor com as pessoas e manter a sua saúde em dia.

Para acompanhar as tendências da tecnologia, vale a pena nos seguir nas redes sociais (FacebookTwitterLinkedIn e Instagram). Afinal, o conhecimento é peça-chave para a melhoria contínua.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras