A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está em evidência nos últimos anos. Além de aumentar a produtividade em diversos segmentos, esse recurso está contribuindo para a segurança da informação ser mais efetiva.
Uma prova disso é que diversas soluções já adotam a IA para minimizar os riscos de incidentes cibernéticos nas organizações. Com certeza, esse é um ponto que não pode ser ignorado pelos gestores em hipótese alguma.
Neste artigo, vamos destacar como a inteligência artificial está colaborando para o aprimoramento dos mecanismos de proteção dos dados. Confira!
Mais facilidade em compreender o funcionamento da rede
A partir do aprendizado de máquina, a inteligência artificial analisa e entende a dinâmica de uma rede, verificando padrões e tendências de comportamento. Dessa forma, é possível identificar, com mais rapidez, as vulnerabilidades que podem ser exploradas pelos cibercriminosos em curto e médio prazos.
Maior capacidade de gerenciar os dados
Cada vez mais as organizações geram dados que ajudam a identificar oportunidades de melhoria e de resultados mais expressivos. Nesse cenário, a IA pode ser empregada pelo Big Data para aperfeiçoar a análise de um grande volume de dados.
Essa iniciativa cria um cenário favorável para detectar ameaças digitais com mais facilidade, o que é fundamental para mitigar, ao máximo, os riscos de sofrer um ataque cibernético de grandes proporções.
Detecção mais eficiente das ameaças
Com uma avaliação de dados extremamente precisa, a inteligência artificial reconhece padrões adotados pelos cibercriminosos em um ataque virtual. Mesmo que haja alguma mudança nos métodos, certas características nas tentativas de invasão não são modificadas.
Sem dúvida, isso mostra como a IA é bastante útil para prevenir e combater, de maneira mais efetiva, os incidentes de segurança. E não identificar essa tendência é uma falha grave, que abre o caminho para uma organização ser vítima de ransomware ou de outros ataques digitais.
Minimize erros
Grande parte das violações de segurança em uma empresa são provocadas por equívocos dos colaboradores. Um bom exemplo disso é o phishing (ataque que induz a vítima a clicar em um link ou arquivo malicioso recebido por uma mensagem de correio eletrônico).
Com a adoção de inteligência artificial para prevenir esse golpe, é perfeitamente possível diminuir as chances de essa ameaça estar presente no dia a dia dos funcionários. Logicamente, também é importante ter campanhas de conscientização para os empregados estarem mais atentos aos riscos e aos procedimentos adotados pelo cibercrime.
Mais proteção aos equipamentos
A expansão do trabalho remoto e o crescente uso de dispositivos móveis no ambiente corporativo resultam em um maior número de endpoints (equipamentos conectados a uma rede) para serem monitorados. Em virtude disso, as organizações devem adotar medidas eficazes para protegê-los de maneira exemplar.
Nesse sentido, a recomendação é contar com recursos de IA para uma solução de segurança de endpoints ter uma maior capacidade em detectar as ameaças com extrema rapidez, o que é essencial para manter o ambiente mais seguro.
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