Governo do Estado do Espírito Santo

Fique informado sobre novas profissões ligadas à Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no mercado de trabalho, inclusive fazendo atividades intelectuais, como produzir textos, criar vídeos, elaborar imagens, entre outras. Essa evolução faz com que haja um temor de que essa tecnologia substitua empregos em curto prazo.

Por outro lado, é válido destacar que a inteligência artificial generativa, responsável por criar conteúdos, pode aumentar a produtividade dos funcionários em até 14%, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Além disso, essa tecnologia está possibilitando o surgimento de novas carreiras, o que é fundamental para o desenvolvimento do mercado de trabalho. Neste artigo, vamos abordar profissões que estão se consolidando graças à IA. Confira!

 

Engenheiro de prompts

 

Esse profissional é o responsável por elaborar prompts, solicitações e instruções que são destinados para uma ferramenta de inteligência artificial. Esse trabalho tem uma grande influência na performance das IAs generativas, porque propicia a essa solução apresentar dados de acordo com os pedidos dos usuários.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, realizado em março de 2023, o engenheiro de prompts está entre as três carreiras novas e emergentes mais promissoras na atualidade.

 

Pesquisador de IA

 

Tem como meta identificar formas de utilizar IA para as organizações superarem problemas enfrentados. Para exercer essa nova profissão, o indicado é desenvolver a capacidade de compreensão de um grande volume de dados para transformar esse conhecimento em novas tecnologias de inteligência artificial.

Esse profissional também precisa adquirir as famosas soft skills, habilidades que têm ligação direta com a adaptabilidade, inteligência emocional, pensamento crítico, resiliência, entre outras.

 

Especialista em Processamento de Linguagem Natural (PLN)

 

Além de dominar modelos linguísticos, esse profissional apoia o time de desenvolvimento de software no processamento da linguagem. Para exercer essa carreira, é indicado ter licenciatura em Filologia, Linguística ou Tradução e Interpretação.

Mesmo não exigindo conhecimentos profundos em tecnologia, é interessante fazer especialização em Linguagem Computacional ou em Processamento de Linguagem Natural para ser um especialista em PLN.

É válido mencionar que a Linguística Computacional tem como meta fazer a tradução da lógica da linguagem escrita e falada para as máquinas, fazendo com os equipamentos sejam capazes de executar tarefas.

Em razão disso, há também psicólogos na criação de chatbots, ferramentas que são desenvolvidas por cientistas de dados e profissionais de programação para interagir com o público por meio de respostas automáticas.

 

Especialista em Automação de Processos Robóticos ou RPA (Robotic Process Automation)

 

É o responsável por administrar soluções que automatizam tarefas manuais e repetitivas em uma organização. Além da graduação em programação, essa carreira exige especializações ligadas à RPA.

Esse profissional tem uma grande relevância na conjuntura atual, porque possibilita automatizar várias atividades, como atualização do perfil do cliente, entrada de dados, gestão de estoque, transferência de dados e outras ações com maior grau de complexidade.

O avanço tecnológico está transformando o mercado de trabalho de forma cada vez mais veloz e impactante. Esse aspecto mostra como é indispensável dominar ferramentas ligadas à inteligência artificial para expandir a empregabilidade e inovar.

Se você busca mais conexão com as tendências tecnológicas, vale a pena nos seguir nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, Vimeo e YouTube). O conhecimento será sempre um pilar para o sucesso! 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras