Governo do Estado do Espírito Santo

Principais cuidados com os dados na nuvem

É inquestionável que a computação em nuvem tem um peso cada vez mais importante para o bom funcionamento das organizações. Por outro lado, é necessário adotar mecanismos para manter os dados protegidos. Prova disso é que, em 2023, houve um aumento de 75% de ciberataques na nuvem, em comparação ao ano anterior, segundo pesquisa da CrowdStrike.

Sem dúvida, é um indicador que merece ser observado com muita atenção. Afinal, um roubo ou vazamento de informações pode causar prejuízos financeiros e de imagem irreversíveis. E tudo isso indica como é necessário adotar cuidados com os dados na nuvem.

Neste artigo, vamos mostrar as práticas mais indicadas para elevar o nível de proteção das informações hospedadas em um ambiente de cloud computing. Confira!

Avalie quais os dados irão para a nuvem

Que tipos de informações podem ficar armazenadas na nuvem? É uma pergunta que os gestores devem responder antes da contratação de um provedor. Com isso devidamente esclarecido, torna-se mais simples fazer um planejamento para investir corretamente em cloud computing.

Em um primeiro momento, é interessante evitar que dados estratégicos sejam destinados para a nuvem. O ideal é analisar de que forma o provedor conduz a prestação de serviços. Assim, fica mais fácil avaliar se vale a pena transferir a hospedagem de informações mais importantes para uma empresa do segmento de Tecnologia da Informação (TI).

 

Analise a reputação do provedor

 

Um dos principais cuidados com os dados na nuvem envolve a escolha do provedor, que será responsável pela hospedagem das informações. É compreensível que muitas organizações busquem economizar com esse investimento, pois é uma forma de ter mais recursos financeiros para aplicar na atividade-fim.

Contudo, a escolha do prestador de serviços na nuvem precisa ser feita com muita atenção. Ou seja, é necessário verificar se o provedor tem condições técnicas e capacidade de suprir a demanda de forma qualificada. Dessa maneira, as chances de a contratação atingir os resultados previstos são bem maiores.

 

Invista em criptografia

 

Ao criptografar os dados, as informações apenas estarão disponíveis ao usuário, caso ele tenha um código secreto, ou seja, a chave de descriptografia. Esse procedimento tem como um dos principais objetivos aumentar a segurança de dados confidenciais.

Não é à toa que a criptografia tem sido bastante empregada para armazenar dados na nuvem. Isso porque trata-se de um mecanismo que dificulta consideravelmente a ação de cibercriminosos que buscam acessar informações institucionais de maneira fraudulenta. Outro aspecto positivo é proporcionar uma maior privacidade aos dados.

 

Adote o backup

 

O backup (cópia de segurança) faz parte dos principais cuidados com os dados na nuvem. Uma das razões é que minimiza o risco de perda de informações relevantes, caso haja um ataque cibernético de grandes proporções.

Apenas esse fator já justifica a necessidade de contar com um backup, que deve ser executado com muito planejamento. Um dos motivos é que essa prática ajuda as organizações a manter as atividades ou retomá-las em curto prazo, quando ocorre um incidente de TI de maior gravidade.

Se você está em busca de um maior conhecimento sobre o setor de Tecnologia da Informação, vale a pena nos seguir nas redes sociais:  InstagramLinkedIn, Facebook e X – antigo Twitter

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras