Governo do Estado do Espírito Santo

Seis carreiras promissoras no segmento de Tecnologia da Informação

Uma pesquisa do LinkedIn indicou as profissões na área de Tecnologia da Informação (TI) em alta neste ano, destacando as que oferecem a maioria das oportunidades para os que desejam entrar ou se reposicionar no mercado de trabalho.

Com base nos resultados desse estudo, vamos destacar, neste artigo, seis carreiras promissoras no segmento de TI. Confira! 

1. Analista de Privacidade

O analista de privacidade desempenha um papel contínuo na avaliação de riscos ligados aos dados sensíveis, contribuindo para as empresas terem uma gestão adequada das informações. De acordo com o estudo do LinkedIn, esse cargo é ocupado majoritariamente por mulheres (63%).

A função de analista de privacidade é bastante requisitada por empresas dos setores financeiro, tecnologia e de mídia. Isso mostra que é uma carreira com muitas oportunidades profissionais.

 

2. Especialista em Cibersegurança

 É um profissional que atua com ameaças cibernéticas e avaliação das vulnerabilidades digitais. Em virtude disso, contribui para a formulação de políticas corporativas relacionadas ao tratamento de dados.

É um cargo ocupado principalmente por profissionais do sexo masculino, sendo que apenas 7% das mulheres atuam no setor. Segundo a pesquisa do LinkedIn, muitas oportunidades de emprego para especialista em cibersegurança são no modelo de trabalho remoto.

Esse fator mostra como as empresas estão buscando trabalhadores qualificados nessa área que, sem dúvida, é uma das carreiras mais promissoras no segmento de TI.

 

3 Pesquisador(a) em Experiência do Usuário (UX)

 É uma profissão que tem sido bastante requisitada por companhias, principalmente, do setor financeiro. Empresas como Nubank, PicPay e Banco Bradesco contratam esse profissional por salários acima da média nacional.

Vale destacar que  70% dos profissionais dessa carreira no Brasil são mulheres, de acordo com estudo do LinkedIn. Trata-se de uma carreira que exige bastante criatividade, empatia e capacidade de se conectar com o público-alvo. 

 

4. Engenheiro(a) de Qualidade de Software

 Esse profissional tem como responsabilidade monitorar o processo de desenvolvimento de software para garantir que o desempenho da ferramenta esteja de acordo com os padrões estabelecidos.

Inegavelmente, é uma profissão que exige bastante responsabilidade e foco em detalhes. Afinal, os sistemas têm exercido um papel cada vez mais decisivo na produtividade dos funcionários e no relacionamento com os clientes.

 

5. Desenvolvedor(a) de Chatbot

 Praticamente 80% dos desenvolvedores de chatbot são do sexo masculino. Outro detalhe é que essa carreira tem uma grande oferta de vagas para trabalhadores remotos, de acordo com pesquisa do LinkedIn.

Esse profissional atua com o desenvolvimento, implementação e monitoramento de sistemas que automatizam processos de comunicação por meio de inteligência artificial. Em razão disso, essa é uma das carreiras mais promissoras para profissionais do segmento de TI.

 

6. Engenheiro(a) de Confiabilidade de Sites

Tem como principal atribuição avaliar e otimizar sistemas. Para atingir bons resultados nessa área, é primordial ter um bom conhecimento em Probabilidade e Estatística.

Isso porque esse profissional atua diretamente com o diagnóstico e prognóstico de falhas, além de desenvolver soluções para aperfeiçoar a usabilidade de uma plataforma.

Se você está a fim de ficar conectado com boas práticas de TI, não deixe de nos seguir nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, e X – antigo Twitter).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras