Governo do Estado do Espírito Santo

Fique por dentro sobre o potencial do mercado de segurança da informação no Brasil

O mercado de segurança da informação tem um grande potencial de crescimento no País. Além da transformação digital, impulsionada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o consumo de dados por pessoas e empresas aumenta a cada dia, o que exige investimento em soluções e em mão de obra para evitar vazamento ou roubo de informações.

Entretanto, a alta demanda por profissionais de segurança da informação contrasta com a falta de trabalhadores especializados em Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. De acordo com estudo do Google, o País terá um déficit de 530 mil pessoas qualificadas para atuar no segmento de tecnologia até 2025.

Além disso, as empresas estão aplicando cada vez mais recursos financeiros em segurança cibernética, que deverá ter investimentos de US$ 13 bilhões neste ano, no Brasil, um aumento de 13% em relação a 2022, de acordo com a Brasscom - Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais.

Esse conjunto de fatores mostra que o segmento de segurança da informação é capaz de atrair talentos, que podem receber até R$ 40 mil mensais. Neste artigo, vamos mostrar iniciativas que podem ajudar você a entrar nesse mercado e a obter bons resultados. Confira!

 

Veja como se capacitar

 

Há poucos cursos voltados especificamente para a segurança da informação. Apesar disso, fazer graduação em outras áreas da TI ( Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Rede de Computadores, entre outras) contribui para ter noções sobre boas práticas de proteção de dados.

O ideal é buscar uma especialização em segurança cibernética para se diferenciar da concorrência. Por ser uma área muito específica, é interessante fazer capacitações que apresentem um conteúdo de qualidade e conectado com as necessidades das organizações, que precisam cada vez mais dos dados para tomar decisões.

Também é recomendado participar de fóruns e comunidades no LinkedIn que abordem as principais tendências da segurança da informação. Afinal, o networking e a troca de conhecimento são imprescindíveis para aumentar a capacidade de inovar e de resolver problemas.

Outra iniciativa válida é pesquisar sobre os principais tipos de ameaças cibernéticas (engenharia social, malware, ransomware, phishing, entre outras). Em virtude do alto nível de sofisticação dos ataques virtuais, ficar atualizado sobre os procedimentos adotados pelos cibercriminosos é peça-chave para aproveitar o potencial do mercado de segurança da informação no Brasil. 

 

Identifique boas oportunidades de trabalho

 

As empresas de TI estão buscando profissionais com conhecimentos sólidos em cibersegurança. Também vale destacar que companhias de diversos portes e segmentos estão recrutando trabalhadores especializados em segurança da informação.

É cada vez mais comum empresas dos setores de saúde, finanças, e-commerce, varejo e de telecomunicações recrutarem profissionais de cibersegurança, que podem atuar em diversas frentes. Uma delas é a segurança ofensiva (Red Team), que simula invasões, identifica falhas e alerta a equipe sobre como saná-las.

Outra vertente é a segurança defensiva (Blue Team), em que os profissionais atuam para eliminar falhas identificadas e evitar a invasão. Mais um segmento de trabalho é o de Governança, Risco e Compliance (GRC). Nele, os profissionais devem monitorar os processos legais de segurança de uma organização para que sigam normas internas e diversas legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

É inquestionável o potencial do mercado de segurança da informação no Brasil. Por outro lado, é necessário se capacitar bastante para aproveitar as oportunidades e consolidar uma posição de prestígio na carreira.

Se está a fim de ficar conectado com boas práticas do segmento de TI, acesse a nossa página de artigos. Lá temos conteúdos interessantes para você!

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras