Confira as melhores estratégias para capacitação de desenvolvedores de software

Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) precisam cada vez mais adotar táticas inteligentes para capacitação. No caso dos desenvolvedores de software, isso fica ainda mais em evidência por causa de mudanças que apresentam as linguagens de programação e os frameworks (conjunto de ferramentas necessárias para a criação de sistemas).

Esse cenário comprova a necessidade de priorizar a melhoria técnica continuamente. Por outro lado, também é essencial priorizar outras habilidades, como o trabalho em equipe, o pensamento crítico e foco na resolução de problemas.

Neste artigo, vamos abordar as melhores estratégias para capacitação de desenvolvedores de software. Confira!

Pós-graduação

Não há dúvidas de que investir em pós-graduação é um excelente caminho para um desenvolvedor de software ter um maior reconhecimento no mercado de trabalho. Logicamente, é imprescindível fazer uma capacitação que realmente seja útil para o dia a dia na empresa.

Do contrário, o esforço apenas será válido para acrescentar mais um título ao currículo. Para evitar essa situação,  faça uma pesquisa sobre a credibilidade e a qualidade do curso disponibilizado pela instituição de ensino.

Cursos on-line

É cada vez mais comum encontrar plataformas on-line que oferecem uma grande variedade de cursos. A partir de uma avaliação das opções apresentadas, você pode escolher a capacitação mais adequada para aprimorar os serviços de desenvolvedor de software.

Uma grande vantagem dos cursos on-line é a possibilidade de rever as aulas diversas vezes. Assim, fica mais fácil para o aluno identificar os pontos a serem trabalhados para consolidar o aprendizado e alcançar um rendimento mais expressivo no mercado de trabalho.

Participação em comunidades de desenvolvedores

A troca de experiências e de conhecimento sem dúvida é uma das melhores estratégias para capacitação de desenvolvedores de software. Ao participar de comunidades e de fóruns on-line destinados a desenvolvedores, você terá condições de identificar as principais tendências do segmento de TI e oportunidades de melhoria.

Outro aspecto positivo é receber o feedback de outros desenvolvedores sobre os trabalhos realizados. Compartilhar informações é um fator primordial para fortalecer o networking e o aprendizado sobre boas práticas no desenvolvimento de sistemas.

Hackathons

Muitas empresas e instituições públicas promovem hackathons (maratonas de programação) com o intuito de agilizar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aperfeiçoar os serviços prestados. Com certeza, essa é uma boa oportunidade para desenvolvedores adquirirem novos conhecimentos de maneira mais rápida e prática.

A presença nessa modalidade de evento também é uma forma de construir um portfólio mais sólido, o que contribui para enriquecer o currículo. Não é à toa que mais profissionais de TI mostram interesse em participar de hackathons, que acontecem até na modalidade on-line.

Inegavelmente, colocar em práticas as melhores estratégias para capacitação de desenvolvedores de software vai te proporcionar benefícios importantes. De acordo com pesquisa da Full Cycle, 22,8% dos desenvolvedores conseguiram um aumento salarial em virtude de investirem em cursos e treinamentos.

Se você está em busca de uma conexão maior com o segmento de TI, vale a pena nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter). Temos conteúdos que te ajudarão a vencer novos desafios na carreira.