Governo do Estado do Espírito Santo

Conheça 4 passos sobre como migrar para a carreira de TI

O segmento de Tecnologia da Informação (TI) tem como uma das características marcantes no Brasil o fato de ter um número de ofertas de trabalho acima da quantidade de mão de obra. Para se ter uma ideia, um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) aponta que o déficit de profissionais de TI pode chegar a meio milhão em 2025, no Brasil.

Além do grande número de oportunidades, a área se destaca por pagar salários atrativos que superam a média de várias profissões no País. Com certeza, esse conjunto de fatores tem influenciado muitos a levar em consideração a possibilidade de migrar para a carreira de TI.

Neste artigo, vamos apontar 4 aspectos importantes para fazer a transição para o segmento de Tecnologia da Informação e obter bons resultados.

1.Avalie como está o mercado de TI

Quais são as áreas que estão em evidência no segmento de Tecnologia da Informação? A resposta para essa pergunta contribui para entender melhor o mercado e analisar se realmente vale a pena apostar em uma migração.

Entrar no setor de TI apenas por modismo definitivamente não é um bom caminho. Afinal, é preciso avaliar se tem aptidão para trabalhar com atividades ligadas ao desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos, por exemplo.

Hoje, há também muitas oportunidades nas áreas de cibersegurança, Business Intelligence (BI), inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), entre outras. Um bom estudo do mercado e das atribuições de cada atividade é um passo necessário para tomar uma boa decisão.

 

2.Tenha foco em se capacitar

Por mais que tenha habilidades para aprender noções de programação de maneira independente, é válido buscar cursos que vão te dar uma base teórica para trabalhar no segmento de TI.

Desde cursos técnicos à pós-graduação, há diversas alternativas que habilitam muitas pessoas a entrar no setor de Tecnologia da Informação e a conseguir um bom emprego. Logicamente, é válido fazer uma pesquisa sobre a qualidade das capacitações para obter um retorno rápido do investimento.

 

3.Priorize o networking

Mesmo que você não tenha uma grande vivência em TI, é possível, aos poucos, criar uma rede de contatos. Uma prova disso é o LinkedIn, rede que proporciona não apenas acesso a vagas de emprego, mas também a troca de conhecimento com profissionais que estão no mercado.

Ao seguir empresas e pessoas que são referência em Tecnologia da Informação, maiores são as chances de identificar as tendências da área e de se qualificar de maneira adequada para elevar o nível de empregabilidade.

Também busque participar de eventos on-line e presenciais, porque é uma forma de conhecer profissionais e de obter informações que podem ser úteis sobre como migrar para a carreira de TI com sucesso.

 

4.Mudança de currículo

Se realmente está disposto a trabalhar com Tecnologia da Informação, é necessário desenvolver um currículo que esteja adequado com o que os contratantes procuram. Além da questão técnica, vale a pena buscar alternativas para desenvolver as famosas soft skills, conhecidas como habilidades comportamentais.

Além de citar cursos realizados, experiências profissionais e conhecimentos em língua estrangeira, é recomendado destacar fatores pessoais que vão te ajudar a conviver de maneira sadia com os colegas de trabalho e os clientes. Sem dúvida, é uma prática importante ao migrar para a carreira de TI.

Se está em busca de mais conhecimento sobre as tendências da Tecnologia da Informação, acesse a nossa página de artigos agora mesmo! O conhecimento sempre nos ajuda a tomar as melhores decisões.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras