A transformação digital é parte do nosso dia a dia. Uma prova disso é que dependemos cada vez mais de dispositivos eletrônicos para fazer diversas tarefas do cotidiano. Esse cenário contribuiu para o surgimento e a expansão dos chatbots.
Unindo eficiência e redução de custos, o chatbot é um software capaz de manter uma conversa de forma natural com seres humanos, por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas, como WhatsApp, Telegram, lojas virtuais e portais governamentais.
O recurso permite uma comunicação imediata com clientes, além de reduzir custos operacionais, e ampliar a capacidade de resposta das organizações aos usuários.
Tendo em vista as facilidades que essa ferramenta disponibiliza, neste artigo, listamos alguns dos principais benefícios que o chatbot pode trazer no atendimento ao cidadão. Confira!
Mais engajamento
Como o chatbot é um tipo de Inteligência Artificial (IA), ele é capaz de engajar mais facilmente as pessoas acessando um banco de informações e identificando detalhes relevantes que possam aprimorar o atendimento.
Histórico de pagamentos, compras e a opinião sobre os serviços prestados são algumas das informações que ajudam a conhecer melhor o perfil do público e identificar interesses. Coletar esses dados é essencial para otimizar os serviços e fidelizar a audiência.
Diminuição de gastos
Sem dúvida, um dos principais benefícios dos chatbots é a redução de custos de operação. Em tempos de instabilidade econômica, usar uma tecnologia que garanta a eficiência operacional viabiliza diminuir os gastos com telefonia, por exemplo, uma vez que os usuários podem resolver os problemas pelo chatbot.
Essa mudança não significa acabar com os atendentes, mas pode ser uma oportunidade de treiná-los para atividades mais complexas, o que exige desses profissionais adquirir novas habilidades e experiências.
Atendimento personalizado
Os chatbots permitem o contato com os cidadãos por meio dos canais mais utilizados, trazendo atendimentos personalizados e seguros, seja por meio de mensagens no WhatsApp ou tweets no Twitter.
Esse recurso viabiliza ainda que a satisfação dos usuários seja medida por meio da pesquisa NPS. Assim, é possível identificar ações que podem ser feitas para melhorar o relacionamento com o público-alvo e aumentar o engajamento.
Crescimento da satisfação
A qualidade do atendimento gera, em diversas circunstâncias, reclamações dos usuários. Ficar várias horas no telefone para resolver assuntos simples causa, em muitos casos, uma grande irritação. Esse problema pode ser facilmente contornado com o uso de chatbots.
Afinal, essa ferramenta traz facilidade de comunicação por meio do atendimento automatizado e rápido. Sem dúvida, é um recurso que pode ser usado para pedidos mais simples com respostas pré-definidas ou para interações mais complexas, envolvendo marketing e vendas.
Um bom atendimento é peça-chave para uma instituição conquistar uma imagem mais positiva. Se você está em busca de melhorar a relação do público-alvo por meio da tecnologia, não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais e de conferir outros conteúdos publicados em nosso site.