Fique atento a cinco soft skills importantes para o setor de TI

O mercado de Tecnologia da Informação (TI) exige dos funcionários características pessoais que vão além do conhecimento técnico. Denominadas de soft skills, essas habilidades têm uma grande importância para a execução dos trabalhos ser feita dentro ou acima das expectativas.

Por mais que um empregado domine aspectos técnicos de uma área, as habilidades comportamentais são imprescindíveis para manter o foco na melhoria contínua. E isso não pode ser ignorado, inclusive no caso dos que optam pelo trabalho híbrido.

Neste artigo, vamos apontar cinco soft skills importantes para o setor de TI, de acordo com recrutadores. Confira!

1. Trabalhar em equipe

Ter a noção do papel de cada membro em um projeto é peça-chave para os serviços serem concluídos com excelência e dentro do prazo. Além disso, é muito positivo conviver, de maneira inteligente, com as individualidades de cada um, para que os riscos de atritos sejam minimizados.

Ao mostrar condições de trabalhar em equipe, um profissional de TI aumenta as chances de ser reconhecido e de ser chamado para participar em diversos projetos. Outro ponto marcante é elevar as possibilidades de ser promovido e de ocupar um cargo de liderança no futuro.

1. Inteligência emocional

Por mais que os problemas pessoais sejam complexos, é fundamental manter a tranquilidade no ambiente de trabalho. Em virtude disso, a inteligência emocional é um das soft skills mais valorizadas pelo mundo corporativo.

À medida que um funcionário convive com situações adversas com maturidade, maiores são as probabilidades de gerenciar os problemas e de encontrar soluções práticas em curto prazo. E isso, com certeza, contribui para os serviços apresentarem um elevado padrão de qualidade.

1. Comunicação eficiente

Qual o objetivo de um determinado projeto? De que maneira os trabalhos devem ser executados? Inegavelmente, são perguntas que precisam ser respondidas com bastante clareza, porque têm uma influência direta na produtividade da equipe.

Uma comunicação eficiente é indispensável para evitar ruídos que atrapalham o andamento das atividades. Se um empregado não entender efetivamente o que deve realizar, são enormes os riscos de erros. Em um cenário de concorrência acirrada, os equívocos precisam ser reduzidos ao máximo, pois podem gerar perda de clientes e de receita.

1. Resiliência

O controle emocional e uma boa comunicação são habilidades que têm um grande impacto na capacidade de superar desafios. Por outro lado, é preciso também ter resiliência para manter o foco em resultados, mesmo quando os problemas parecem não ter fim.

Assimilar que as dificuldades fazem parte do mercado de trabalho é algo muito esperado pelas corporações atualmente. Ao mostrar firmeza diante de um novo desafio, um profissional ganha pontos e se mostra capaz de se adaptar a diversos cenários, o que é muito importante  na era da transformação digital.

1. Organização

Não há dúvidas de que o conhecimento técnico é primordial no segmento de TI. Contudo, isso somente será notado com evidência, caso o planejamento na execução dos trabalhos seja colocado em prática.

A organização é uma das soft skills que diferencia um profissional, porque é a maior prova do comprometimento e do engajamento com as metas a serem alcançadas. Ao saber com antecedência o que deve ser feito, um colaborador será mais produtivo e capaz de fazer entregas de ótima qualidade.

Se está em busca de mais informações atualizadas sobre tendências do segmento de TI, acesse a página de artigos do nosso site agora mesmo. Afinal, o conhecimento é peça-chave para melhorarmos a cada dia!