Governo do Estado do Espírito Santo

Entenda o que é oversharing e os riscos dessa prática

As redes sociais já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Constantemente conectados, é possível passar o dia inteiro compartilhando informações. Mas até que ponto esse excesso de compartilhamento de informações é saudável?

Oversharing é a junção das palavras inglesas: over (excessivo) e sharing (compartilhamento) e faz referência à prática de compartilhamentos em excesso de um mesmo perfil. Muitas vezes desagradando a seguidores ou amigos por conta da quantidade de informações dispostas com uma frequência excessiva em um único perfil.

Problemas causados pelo oversharing

O maior problema no oversharing não está no compartilhamento excessivo das informações, mas no vício que as redes sociais são capazes de gerar nos usuários. Estar conectado o tempo todo é capaz de gerar uma sensação de prazer similar à que temos com comida ou dinheiro, o que faz as redes sociais serem tão populares.

O excesso de utilização das mídias sociais pode causar problemas como ansiedade e insegurança. Publicações demais podem levar à perda de seguidores, baixo engajamento e até mesmo à “cultura do cancelamento”, que provoca boicotes a marcas e produtos.

Especialistas alertam para o fato de as redes sociais não serem “diários”, e sim um espaço de convivência virtual, onde é preciso respeitar os limites alheios. Com base em informações publicadas pelos usuários, criminosos podem traçar gostos, comportamentos e rotinas a fim de tramar golpes de engenharia social.

Dizer qual banco você usa pode parecer inofensivo, mas isso é uma pista para o criminoso enviar um e-mail falso para obter vantagens financeiras. Também servem de brecha para phishing as reclamações sobre compras on-line e serviços mal executados por empresas.

Como identificar o oversharing

O primeiro passo para verificar se está praticando oversharing é avaliar se o conteúdo publicado vai causar algum problema para você ou pessoas próximas (familiares, amigos, entre outros).

Também é válido analisar se o formato (foto, vídeo, carrossel) é o melhor para aquele contexto. Essa medida ajuda a evitar frustrações e perda de seguidores, interações e curtidas.

Como evitar e corrigir o oversharing

A princípio, reconhecê-lo como um problema pode ser desafiador, mas, ao identificá-lo e ao traçar um limite entre a vida pessoal e a vida pública, é possível evitar problemas futuros.

O primeiro passo, portanto, é pensar nos assuntos que podem ser divulgados. Conquistas em termos pessoais e profissionais podem ser compartilhadas, desde que haja bom senso. Já os problemas precisam ser analisados com cuidado, porque podem gerar situações que podem ser aproveitadas pelos cibercriminosos.

Tenha em mente que usar as redes sociais é realmente prazeroso em vários níveis, mas é preciso ter cautela com relação ao conteúdo compartilhado para que nada de ruim aconteça. Reflita se outras pessoas gostariam de receber aquele conteúdo e nunca se esqueça de que a qualidade das publicações deve sempre sobressair à quantidade.

Se você quer ficar atualizado sobre os assuntos mais recentes do mundo da Tecnologia da Informação (TI), acesse nosso site. Lá você encontra diversos artigos sobre segurança de dados e tendências de mercado.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras