Adote as melhores práticas para não ter problemas com spam

As mensagens indesejadas, também conhecidas como spam, fazem com que os usuários de correio eletrônico percam muito tempo. Além disso, podem representar um perigo à segurança da informação, porque, em alguns casos, têm links maliciosos com malware.

Com certeza, é desagradável receber uma mensagem inconveniente na caixa de e-mail. Afinal, ninguém gosta de desperdiçar o tempo com atividades que não agregam nenhum valor. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você reduzir bastante a presença de spams. Confira!

Optar um filtro eficiente

Para reduzir drasticamente a quantidade de e-mails indesejados, uma boa alternativa é adquirir um software antispam. O motivo é que apresenta um filtro capaz de identificar os conteúdos que não são de interesse dos usuários.

Caso uma mensagem passe por esse filtro, o usuário pode sinalizar esse conteúdo. Assim, o mecanismo se adapta ao problema e minimiza os riscos dessa modalidade de e-mail chegar ao internauta.

Instalar um bom antivírus

Um dos principais golpes adotados pelos cibercriminosos consiste no phishing, em que o cidadão recebe uma mensagem de correio eletrônico com um link fraudulento. Essa tática é bastante usada, principalmente, para obter informações financeiras.

Para reduzir a possibilidade de receber um spam com conteúdo malicioso, vale a pena apostar em um bom antivírus. Afinal, esse recurso permite identificar e eliminar as ameaças virtuais, proporcionando aos usuários mais segurança e tranquilidade para ler os e-mails.

Criar um e-mail alternativo

Se você gosta, por exemplo, de receber mensagens de e-mail de promoções de cursos, viagens e outras atividades do seu interesse, opte por um e-mail alternativo. Assim, você pode destinar uma conta de correio eletrônico para temas relacionados com outras demandas particulares (família, amigos, redes sociais, entre outras).

Ao delimitar os tipos de mensagens que pretende receber em cada solução de correio eletrônico, será mais fácil identificar os spams e usar os filtros para minimizar as mensagens inúteis e inadequadas.

Ter cuidado com os cadastros

As solicitações de cadastro para receber e-mails com ofertas e informações relevantes são uma constante no dia a dia dos internautas. Por isso, é essencial ficar atento para não oferecer os dados ideais para receber spams em massa.

A recomendação é verificar se a empresa, responsável por solicitar o cadastro, atua de forma respeitosa com o consumidor. Ao fazer essa pesquisa, você terá mais garantias de que não vai receber conteúdos indesejados ou ser surpreendido com mensagens de estabelecimentos que sequer conhece.

Fazer a tradicional indicação de spam

É comum os serviços de correio eletrônico oferecerem ao usuário a possibilidade de marcar uma mensagem como spam. Sem dúvida, é um recurso interessante para esse tipo de conteúdo aparecer com menos frequência na caixa de entrada.

À medida que você gerencia corretamente os e-mails pessoais e profissionais, maiores são as chances de ser mais produtivo e capaz de organizar as demandas de forma mais ágil e prática.

Se você está em busca de mais informações sobre tecnologia, mercado de trabalho e inovação, vale a pena nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn). Inegavelmente, o conhecimento nos ajuda a identificar oportunidades de melhoria.