Governo do Estado do Espírito Santo

Seis cuidados para não expor informações importantes nas redes sociais

As redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas e são acessadas em diversos dispositivos pela maioria da população mundial.  Mesmo sendo uma excelente opção fonte de informação e de entretenimento, as mídias sociais exigem bastante cuidado.

Um dos motivos é que pessoas mal-intencionadas podem aproveitar as informações disponibilizadas em um perfil para aplicar golpes virtuais e outras modalidades de crime.

Neste artigo, vamos mostrar como manter sua privacidade e segurança com seis dicas simples e rápidas, para você usar as redes sociais com mais tranquilidade. Confira!

 

1 – Guarde sua rotina

Estamos acostumados a publicar nosso dia a dia nas redes sociais sem pensar como isso pode ser perigoso para nós e a nossa família. Por isso, evite postar trajetos, horários e locais mais frequentados, porque muitos criminosos utilizam essas informações para chegar até você ou a sua casa.

 

2- Não compartilhe dados do trabalho

Como passamos a maior parte do dia no trabalho, é comum postar sobre nossa empresa ou nossos colegas nas redes sociais, mas devemos ficar atentos sobre o conteúdo compartilhado.

Sem intenção, podemos deixar escapar alguma confidencialidade ou prejudicar a imagem da empresa que trabalhamos num simples Story. Fique alerta e evite postar no horário de trabalho, pois muitas organizações acompanham seus colaboradores nas redes. Dependendo do conteúdo publicado, um funcionário pode até ser demitido.

 

3- Cuidado com o fundo das fotos

As selfies são a forma mais popular de mostrar o nosso dia a dia e situações, como um novo corte de cabelo ou nossa reação a algum acontecimento. Mas você já parou para pensar no que se passa no fundo das selfies compartilhadas?

Um dos principais cuidados nas redes sociais é olhar sempre ao redor da imagem. Procure não fazer posts que exibem a frente da sua casa, as informações anotadas naquele quadro atrás de você no trabalho, ou a imagem do seu filho com o uniforme da escola.

 

4- Cuide bem do seu endereço

Quando algum influencer ou youtuber mostra presentes que chegaram pelos Correios, percebemos que o endereço inserido na caixa é sempre escondido para evitar a divulgação. Esse mesmo procedimento deve ser feito por você ao postar nas redes quando uma encomenda muito desejada ou com defeito chega ao seu lar.  

Tanto os influencers quanto nós estamos sujeitos a sermos alvo de pessoas com más intenções. Por isso, é importante que cuidemos de informações relativas ao nosso endereço, porque elas ajudam um criminoso a localizar você.

 

5- Proteja seus momentos de lazer

Tirar férias é um momento de muita animação, ainda mais quando vamos para outro Estado ou até outros países. Literalmente, é uma tentação compartilhar nossas viagens nas redes sociais.

Por outro lado, isso mostra para criminosos que a sua casa estará vazia. Se você tem planos animados para as férias, prefira compartilhar as fotos quando já estiver de volta ou conte os planos e divulgue as fotos ao vivo apenas para aquele grupo de amigos mais próximos.

 

6- Documentos são confidenciais

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) mudou  bastante as nossas vidas. Desde a chegada das vacinas, cada amigo, parente e até nós mesmos queremos mostrar que estamos imunizados e mais perto de dias melhores.

Uma das imagens que vem à mente quando pensamos nesse momento é uma foto do cartão de vacina comprovando a primeira ou a segunda dose. Por outro lado, nosso cartão de vacina também é um documento e nele estão algumas informações importantes sobre nós.

Para evitar problemas, a dica é, ao postar a imagem do documento, lembre-se de borrar ou cortar a parte com as suas informações. Assim, você não fornece dados pessoais.

Seguindo esses cuidados nas redes sociais, podemos deixar o ambiente virtual mais seguro e divertido. Por isso, é essencial sempre pensar na melhor forma de postar qualquer conteúdo.

Se você gostou deste artigo, não perca tempo e compartilhe em suas contas nas redes sociais! Afinal, o conhecimento é peça-chave para aproveitarmos a vida com sabedoria!

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras