Governo do Estado do Espírito Santo

Entenda o que é nuvem híbrida e os benefícios proporcionados por essa tecnologia

A computação em nuvem é uma tendência que está se consolidando no mundo corporativo. Sem dúvida, isso se tornou ainda mais nítido com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) que intensificou a transformação digital e modificou a maneira como as empresas atuam e se relacionam com os stakeholders.  

Um bom exemplo do impacto dessas mudanças consiste na adoção da nuvem híbrida, em que uma organização armazena dados estratégicos por conta própria, fazendo com que as informações operacionais sejam protegidas por provedores de cloud computing.  

Neste artigo, vamos destacar como funciona essa modalidade de nuvem e os benefícios que ela proporciona. Confira!  

Saiba o que é nuvem híbrida   

Muitas organizações têm receio de colocar todos os dados sob a responsabilidade de uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) por questões de segurança e acessibilidade. Essa postura faz com que a nuvem híbrida seja uma alternativa interessante para gerenciar as informações.  

Afinal, permite que seja possível ao mesmo tempo armazenar dados em uma infraestrutura tecnológica própria e deixar a proteção e disponibilidade de outras informações sob a gestão de companhias do setor de TI.   

Resumindo, a nuvem híbrida em um modelo em que normalmente os dados mais relevantes ficam na nuvem privada, ou seja, gerenciados pela própria instituição, sendo que simultaneamente há informações armazenadas por provedores de TI do segmento de nuvem pública.  

Conheça as vantagens desse recurso

Há benefícios importantes ao utilizar uma infraestrutura tecnológica mais flexível e inserida na realidade de uma organização. Pensando nisso, vamos destacar as principais vantagens de investir nesse modelo. Acompanhe!

Mais foco em segurança da informação

Não é simples manter todos os dados com um elevado nível de proteção. Ao aderir à nuvem híbrida, é possível contar com um suporte mais especializado para minimizar os riscos de ter as atividades paralisadas em virtude de ataques virtuais.

Além disso, há uma maior interação com as boas práticas de TI, o que é imprescindível para estar de acordo com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que prevê multas de até R$ 50 milhões em casos de roubo ou vazamento de dados.

Flexibilidade em evidência

Em alguns momentos, a demanda pode atingir um patamar em que é necessário haver um maior cuidado com a segurança e a disponibilidade das informações institucionais. Nesse caso, é válido ter um suporte de um provedor de nuvem pública para gerenciar um maior volume de dados com facilidade e em curto prazo.

Dependendo do cenário, a infraestrutura tecnológica própria não será capaz de suprir a demanda de maneira plena. Por isso, a nuvem híbrida vem se consolidando como uma opção cada vez mais viável em termos operacionais e econômicos.

Gestão mais estratégica do orçamento de TI

Acompanhar as tendências do segmento de Tecnologia da Informação com velocidade e eficiência não é uma tarefa fácil. E isso se torna ainda mais complexo pela necessidade de ter à disposição uma infraestrutura robusta de TI.

Com a nuvem híbrida, uma empresa tem condições de escolher melhor os investimentos a serem feitos para ter serviços digitais mais seguros e protegidos de ataques cibernéticos. Além disso, terá um apoio especializado para adotar soluções de ponta, com menos riscos de comprometer as finanças.

Se você está em busca de mais informações sobre o segmento de TI, acesse o nosso site para ficar por dentro das principais tendências da área.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras