Governo do Estado do Espírito Santo

Descubra alternativas para combater o uso excessivo do smartphone

Por quantas horas você é capaz de ficar sem o celular durante um dia? Se está difícil encontrar a resposta, tenha certeza de que é válido pensar em ações para enfrentar o uso excessivo do smartphone.

Afinal, é necessário equilibrar o emprego do dispositivo móvel com a interação com familiares, amigos e colegas de trabalho. Por mais que o celular facilite a realização de diversas tarefas (ler e-mails, pagar contas, entre outras), o bom senso ao utilizá-lo é fundamental para manter uma boa qualidade de vida e evitar a nomofobia (vício no uso do smartphone).

Neste artigo, vamos detalhar algumas iniciativas válidas para evitar, ao máximo, o uso excessivo do telefone móvel. Confira!

Identifique as razões que motivam utilizar o aparelho

O WhatsApp e outros aplicativos de mensagens facilitam bastante a comunicação. Isso, sem dúvida, é uma das razões que motivam as pessoas a dar a famosa espiada no smartphone várias vezes ao dia.

O interesse pelas redes sociais e a busca por notícias de vários segmentos são outros fatores que fazem do celular um recurso quase “anexo ao corpo”, em muitos casos.  Ao constatar o que transforma o smartphone um objeto tão acessado ao longo do dia, torna-se mais simples adotar medidas para reduzir a utilização, como:

  • Determinar horário para usar o celular;
  • Optar pelo WhatsApp Web;
  • Estipular um momento para ler os e-mails;
  • Reduzir o uso de dispositivo principalmente aos fins de semana.

Valorizar outras atividades

O uso excessivo do smartphone também está associado ao pouco interesse por outras atividades (exercícios físicos, leitura, diálogo com as pessoas etc.). Para reverter esse quadro, é interessante inserir na rotina práticas que ajudam a diminuir a utilização do celular.

Uma simples caminhada sem o aparelho, por exemplo, já colabora para não ficar tão dependente. Em casa, é possível estipular com os familiares momentos em que o smartphone não será utilizado, o que favorece um espaço para o diálogo e outras ações (ver filmes, estudar, contar histórias, entre outras).

Estabelecer limites

Atualmente, é bastante comum crianças, jovens e adultos ficarem horas e mais horas em frente ao celular. E, com certeza, isso não é nada bom. De acordo com pesquisa feita em Bauru (SP),  o uso excessivo de dispositivos móveis é um dos principais riscos para que adolescentes desenvolvam problemas na coluna.

Esse é mais um aspecto que justifica a necessidade de estabelecer limites para a utilização do smartphone, fixando um horário máximo para o uso do aparelho. Por mais que o celular seja importante em alguns momentos, é preciso entender que o uso sem moderação também atrapalha a convivência e, inclusive, prejudica o sono – fator essencial para uma boa qualidade de vida.

Fixe metas para reduzir o uso

Não é fácil mudar um hábito da noite para o dia. Mas é preciso dar o primeiro passo para modificar a rotina. Por isso, é válido criar metas para eliminar o uso excessivo do smartphone. Por exemplo, estipule que o aparelho pode ser usado até as 21 horas na sua residência e, aos poucos, reduza esse horário, de acordo com a sua necessidade.

Nos fins de semana, você também pode estabelecer que o aparelho não será usado na parte da manhã, a não ser que receba algum telefonema. Com certeza, são medidas simples que vão evitar problemas no seu relacionamento com os familiares.

Se deseja ficar por dentro de vários temas ligados ao mundo da tecnologia, acesse agora mesmo a página de artigos do nosso site. O conhecimento é imprescindível para melhorarmos a cada dia!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras