Governo do Estado do Espírito Santo

Conheça cinco problemas causados pelo uso excessivo de dispositivos móveis

Você já sentiu aquela dor no pescoço depois de ficar horas no celular? E a dor nos olhos depois de assistir a vídeos no YouTube na telinha do smartphone? Esses desconfortos são cada vez mais comuns devido ao uso excessivo de dispositivos móveis, seja para entretenimento ou para fins profissionais.

Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o uso de recursos tecnológicos passou a ser mais frequente. Por isso, é necessário ter muito cuidado para esse comportamento não afetar a qualidade de vida e causar sérios problemas na saúde.

Neste artigo, vamos apontar cinco problemas provocados pelo uso incorreto de dispositivos móveis. Confira!  

1.Síndrome do Toque Fantasma

Você já sentiu seu celular vibrar mesmo sem notificações ou escutou o som de uma ligação, sem nada acontecer? Se a resposta for sim, você pode ter desenvolvido a Síndrome do Toque Fantasma, muito comum por causa do uso excessivo de dispositivos móveis.

De acordo com o livro iDisorder, escrito pelo Dr. Larry Rosen (ex-presidente do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado da Califórnia), 70% dos usuários assíduos de celulares já sentiram o equipamento vibrar ou tocar sem isso ter ocorrido de fato.  

2.Perda da audição

Os fones de ouvido também podem ser vilões para os adeptos do uso excessivo de dispositivos móveis, pois a alta frequência prejudica os tímpanos, podendo causar até a surdez no futuro.

Quando for utilizar os fones, mantenha o volume longe do máximo. Essa ação exige muita disciplina e deve ser seguida por todos, inclusive pelos mais jovens. Afinal, são os que mais usam os aparelhos móveis para ouvir música.  

3.Problemas ortopédicos

Em algumas situações, a cabeça fica inclinada para baixo ao usarmos o smartphone. Essa postura colabora para o desenvolvimento de dores no pescoço, nos braços e nos ombros, além de tendinite e de LER – Lesão por Esforço Repetitivo.  

4.Nomofobia

Ao esquecer o celular em casa e só perceber quando está perto do trabalho, você volta ou segue em frente? De acordo com pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), as chances de retornar para casa e pegar o aparelho são de 34%.

Um fator que justifica essa postura é a ansiedade e o medo de ficar longe do celular, comportamento identificado como nomofobia, provocado principalmente pelo uso excessivo de dispositivos móveis. Essa situação atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças.  

5.Insônia

Quem faz o uso excessivo de dispositivos móveis, não deixa o aparelho de lado nem na hora de dormir e acredita fielmente no mito que a famosa “mexidinha no celular” vai ser excelente para pegar no sono mais rápido.

Porém, a luz emitida pelos dispositivos inibe a produção da melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono. Por isso, aquela olhadinha rápida para pegar no sono tem o efeito contrário, ou seja, ajuda a desenvolver a insônia.

É muito importante reservar um período do dia para “fugir” dos equipamentos eletrônicos e praticar outras atividades (leitura de livros, exercícios físicos, entre outras). Assim, você tem mais condições de evitar problemas relacionados com o uso excessivo de dispositivos móveis. 

Se você gostou deste artigo, fique à vontade para compartilhar nas redes sociais. O conhecimento sempre é importante para a nossa qualidade de vida

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras