Governo do Estado do Espírito Santo

Como evitar que o acúmulo de funções prejudique a sua qualidade de vida no trabalho

Somos bombardeados por informações, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. Precisamos ficar atentos quase o tempo todo. 

Ao tentar focar em várias atividades ao mesmo tempo, o profissional pode ficar estressado ou não conseguir cumprir as tarefas. 

Neste artigo, traremos 7 dicas para manter a produtividade com o acúmulo de funções.  

1.Evite as redes sociais 

As redes sociais, embora sejam de grande ajuda para determinados profissionais, são um dos principais motivos de queda de produtividade, em virtude do acúmulo de funções.  

Evite gastar muito tempo do seu expediente nas redes sociais, separe um período curto para acessá-las, caso seja necessário. Ao usá-las, não extrapole o tempo previsto.  

Se é muito difícil se desligar, use aplicativos como o StayFocused (Chrome) e o LeechBlock (Firefox), eles bloqueiam temporariamente as redes até que suas tarefas sejam cumpridas.  

2. Reconheça que você não é multitarefas 

Com o excesso de funções, focar em múltiplas tarefas pode dar a falsa sensação de estar realizando muitos projetos. O acúmulo prejudica a qualidade do trabalho e acaba tornando uma tarefa que poderia ser feita em minutos em um trabalho de horas para ser realizado.  

Procure organizar as demandas ao longo do expediente. Evite o acúmulo de funções definindo sua prioridade. Separar as tarefas em blocos de até meia hora, com descansos rápidos, é de grande ajuda, caso o problema é focar em algo por muito tempo.

 3. Mantenha o ambiente estável

Principalmente para quem faz home office, delimitar o espaço profissional é essencial. A organização vai desde um ambiente sem barulho ou interrupções até a roupa apropriada, que cria a atmosfera de trabalho e ajuda no foco.

Devido ao acúmulo de funções profissionais e pessoais em um home office, o cuidado com a delimitação do espaço é imprescindível.

Defina seu horário de trabalho, desative notificações pessoais e se estiver em um escritório, afaste-se das conversas, monte um ambiente sem distrações.

 

4.Defina horários

E-mails e notificações chegam a todo o tempo. Para não ficar a cada minuto conferindo essas informações, defina um horário especifico para essa tarefa. Se existe algum assunto urgente a ser tratado, ative as notificações apenas para essas mensagens.

Abrindo sempre o e-mail ou olhando as notificações, o foco necessário para realizar as tarefas é perdido, além do tempo que é gasto de forma ineficiente.

 

5. Seja organizado

Faça sempre uma lista dos afazeres diários e a mantenha sempre atualizada para que nada seja esquecido. Por causa do acúmulo de funções, é normal algum trabalho ficar de fora.

Priorize as tarefas mais urgentes e as faça no início do expediente, ative alarmes se necessário.

6. Não deixe o acúmulo de funções afetar sua saúde e disposição

Acumular várias funções pode ocupar uma grande parte da vida do profissional, esse tempo sem descanso afeta toda sua vida. Por isso, tenha atitudes que te ajudem a manter a calma em momentos de estresse:

Demonstre gratidão anotando coisas boas que aconteceram no dia;

Divida projetos grandes em pequenas tarefas e conte com a ajuda de colaboradores para realizá-las;

Reconheça o trabalho dos outros, dando valor às tarefas executadas, diminuindo o peso do acúmulo de funções;

Separe um tempo para uma autoanálise, ela ajuda a entender o que é necessário melhorar em sua rotina pessoal e profissional.

 

7.Trabalhe sua mente

O acúmulo de funções pode ser extremamente cansativo, e nosso cérebro é constantemente posto em seu limite. Não deixe de exercitá-lo, porque ele é um músculo como todos os outros.

Trabalhe seu cérebro e ensine-o a manter o foco por meio de atividades como a meditação. Com o tempo, concentrar-se em trabalhos longos será mais simples. A meditação pode ser feita a qualquer momento, mas opte por um ambiente mais tranquilo.    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard