Governo do Estado do Espírito Santo

Como fazer networking durante a quarentena do coronavírus

O isolamento social tem provocado diversas mudanças no estilo de vida das pessoas. Não é fácil aderir a novos costumes, mas é necessário se adaptar para fugir da acomodação. Por isso, é importante manter o networking em tempos de Covid-19.

A tecnologia precisa ser utilizada com inteligência para você interagir com aqueles que podem contribuir com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Esse aspecto não pode ser ignorado em hipótese nenhuma.

Pensando nisso, vamos destacar alternativas para você praticar o networking durante a quarentena do coronavírus. Confira! 

Aposte nas redes sociais

As mídias sociais são uma excelente alternativa para você acompanhar as principais tendências do mercado. Procure intensificar a participação em grupos ligados à sua carreira no LinkedIn e no Facebook, por exemplo.

É interessante ler conteúdos publicados por pessoas de destaque no mercado, mas é válido também apresentar os seus pontos de vista. Logicamente, isso precisa ser feito com ponderação, bom senso e inteligência. Do contrário, vai afastar as pessoas de você e prejudicar a sua imagem.

Priorize comentários que agreguem valor a um tópico abordado. É uma excelente maneira de fazer novos contatos e de aumentar o seu nível de empregabilidade. 

Marque presença em grupos de debate nos aplicativos 

O WhatsApp e o Telegram se caracterizam por apresentar grupos de discussão sobre temas específicos de um segmento profissional. É muito comum visualizar nos mensageiros oportunidades de trabalho e pedidos de ajuda de colegas para resolver uma demanda.

Se tiver condições de contribuir na resolução de uma dúvida de um colega de profissão, mostre cordialidade e seja o mais didático possível. Com certeza, isso vai reforçar bastante o seu marketing pessoal, o que colabora para a construção de uma boa imagem.

Em hipótese nenhuma, publique conteúdos que não tenham relação com o tema do grupo. Tenha como foco debater e sugerir soluções ligadas aos assuntos abordados. Essa prática deve fazer parte do seu networking durante a quarentena do coronavírus. 

Invista nas capacitações e nos debates 

Como os encontros presenciais não são recomendados, busque interagir com os colegas de profissão usando as ferramentas tecnológicas. Por exemplo, é possível combinar com um grupo de amigos fazer o mesmo treinamento virtual. 

Dessa maneira, você e os seus colegas continuam se qualificando, o que é vital para acompanhar as mudanças provocadas no mercado pelo Covid-19. Após o final de um módulo da capacitação on-line, combine um debate por videoconferência para avaliar o conteúdo apresentado. 

É uma excelente oportunidade para tirar dúvidas e pensar em como empregar os ensinamentos do curso na carreira. Compartilhar conhecimento nunca é demais e ajuda a fortalecer a relação com os colegas. 

Mostre empatia 

Por mais que seja difícil enfrentar o isolamento social, é indispensável mostrar empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. É uma chance de estreitar laços e de ganhar confiança dos que estão ao seu redor. 

Por isso, vale a pena enviar mensagens ou marcar conversas virtuais com os colegas de profissão com quem apresenta mais afinidade. Assim, é mais fácil superar esse momento difícil e de adquirir conhecimento

É fundamental você buscar maneiras de praticar o networking durante a quarentena do coronavírus. Essa postura vai ajudá-lo a ter mais condições de se manter ativo e com ânimo para aprender mais e interagir com as pessoas. 

Se gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais agora mesmo! Afinal, o conhecimento deve estar ao alcance de todos!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras