Governo do Estado do Espírito Santo

Cinco dicas para um profissional TI acompanhar as tendências do mercado

A busca pela atualização constante é fundamental para atingir resultados mais expressivos na carreira. Essa prática também faz parte da rotina dos que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI).

Por isso, é muito importante para um profissional de TI acompanhar as tendências do mercado com bastante atenção. É uma iniciativa que exige planejamento para aproveitar o tempo disponível ao máximo.

Neste artigo, vamos destacar cinco ações para um profissional de Tecnologia da Informação estar mais conectado com as melhores práticas do setor. Confira!

 

1.Reserve um tempo para os podcasts

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar dos podcasts, que são entrevistas sobre um determinado assunto veiculadas na web.  Vale mencionar que essa modalidade de divulgação de conteúdo na internet tem programas destinados especificamente para o segmento de TI, como o Dev na Estrada, o Data Hackers, Orange Juice, entre outros. 

Na correria do cotidiano, é possível assimilar o conteúdo dos podcasts quando estiver em um transporte coletivo ou fazendo alguma atividade doméstica. Afinal, os programas ficam disponíveis em plataformas, facilitando o acesso às informações atualizadas.   

 

2. Ler relatórios de empresas de tecnologia

Pode parecer algo meio inusitado à primeira vista, mas é uma das ações mais indicadas para um profissional de TI acompanhar as tendências do mercado. Vale destacar que é possível ter acesso a relatórios de resultados de empresas de tecnologia com capital aberto.

Esse documento é publicado trimestralmente e pode ser disponível no próprio site da instituição ou em um portal de relacionamento com os investidores. Além disso, apresenta muitos detalhes, como estratégias e ideias de negócios adotadas pela companhia. Com uma leitura atenta, é possível verificar como uma empresa está investindo em tecnologia para atingir uma performance diferenciada.

 

3 . Usar as redes sociais com inteligência

Não basta criar um perfil no LinkedIn ou em outra rede social para dizer que está interessado em acompanhar as mudanças no setor de TI. É muito importante manter o perfil ativo e seguir empresas ou profissionais que realmente possam contribuir para o seu crescimento em curto prazo.

No LinkedIn, é possível participar de grupos de discussão temáticos. Neles, é possível interagir com outros profissionais e adquirir um conhecimento mais sólido, o que ajuda a identificar meios de aperfeiçoar os trabalhos.

 

4.Esteja presente em comunidades temáticas

A expansão da web também colabora para a criação de comunidades digitais que envolvem diversos segmentos. Logicamente, essa modalidade de comunicação não iria deixar o setor de TI de lado.

Prova disso é que existem várias comunidades voltadas para desenvolvedores, como GitHub, Code Project, entre outras. Sem dúvida, são alternativas interessantes para a troca de experiência e compartilhamento de informações, iniciativas cruciais para a aquisição de conhecimento.

5.Acompanhar notícias sobre o segmento

Não faltam sites de notícias especializados em Tecnologia da Informação. Além de informações recentes, eles apresentam artigos em que é possível ter uma visão mais ampla sobre as novas tendências da área.

A recomendação é acessar sites como o Convergência Digital, IP News, IT Fórum, entre outros, porque se destacam por mostrar um conteúdo relevante para os que atuam na área de tecnologia.

Com um bom planejamento, é perfeitamente possível um profissional de TI acompanhar as tendências do mercado e identificar oportunidades de melhoria com facilidade.

Se pretende conhecer melhor as ações do Prodest, não perca a oportunidade de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras