Governo do Estado do Espírito Santo

Conheça 6 passos para ter sucesso na carreira de TI

A carreira de TI é uma das mais promissoras atualmente devido à grande demanda pelos profissionais da área.

Com a tecnologia ganhando cada vez mais espaço dentro de empresas de diversos ramos, o profissional de TI precisa estar sempre atento e pronto para lidar com as grandes inovações tecnológicas e mudanças nos processos.

A possibilidade de crescer na carreira é alta, o que atrai muitos profissionais. Por isso, vale a pena conferir os 6 passos essenciais para atingir o sucesso no mercado de trabalho de TI.

1.Adaptação

A cada ano novas tecnologias são desenvolvidas, exigindo do profissional de TI adaptação rápida para garantir que seus conhecimentos e habilidades não se tornem obsoletos.

Uma carreira de TI bem-sucedida depende do ajuste à mudança. Por isso, é recomendado se atualizar com cursos e especializações, além de  adquirir novos conhecimentos em áreas como a Inteligência Artificial (IA).

2.Comunicação

A comunicação é indispensável em todas as áreas profissionais, pois permite um relacionamento melhor com clientes e parceiros de negócio. Saber cada detalhe de um problema que afeta a empresa é essencial, mas explicá-lo para os gestores e demais membros da equipe é um diferencial para avançar na carreira de TI.

Ter boas habilidades em comunicação viabiliza escrever e-mails com clareza e fazer apresentações para novos clientes com segurança. Caso você tenha alguma dificuldade para se comunicar, faça cursos, busque aprender com colegas e leia livros sobre comunicação.

3.Atendimento ao cliente

Para os técnicos de TI, saber lidar com clientes é parte fundamental do trabalho. Em virtude disso, é válido aprimorar habilidades importantes para prestar um bom atendimento, como resolução de problemas, compreensão e paciência.

Geralmente, os clientes não têm conhecimento técnico e buscam uma ajuda para resolver os problemas. Por mais complexa que seja a demanda, é crucial ter calma e cortesia.

4.Especialização

A especialização é fundamental para o sucesso na área de TI. Mesmo que seja importante se adaptar às mudanças e ter uma certa variedade de experiências e habilidades, opte por uma área da TI e se especialize. Assim, terá mais chances de ser reconhecido positivamente pelos empregadores.

Lembrando que, mesmo sendo especialista em determinado assunto, é indicado fazer uma nova especialização periodicamente. Esse procedimento propicia estar sempre atualizado sobre as novas áreas e possibilidades dentro da carreira de TI.

5.Excelência

Um bom profissional de TI sabe quando erra e busca maneiras de solucionar uma falha. É claro que cometer equívocos constantemente atrapalha a imagem profissional. Por isso, procure sempre manter o foco e aprender com os equívocos.

Além de priorizar a qualidade do trabalho, é importante cumprir o que foi prometido. Para ter sucesso na carreira de TI, aceite apenas aquilo que é capaz de executar corretamente no prazo combinado. 

6.Cuidado com a carreira

O dinheiro e o sucesso podem ser os objetivos principais ao buscar uma carreira de TI, mas eles não aparecem logo no início. Procure um emprego não pela remuneração ou status, mas por ser uma atividade relevante para o crescimento profissional e pessoal.

Também é interessante analisar como evoluir em termos técnicos e pessoais para atingir um patamar mais elevado na profissão. Essa postura pode abrir novas oportunidades em curto prazo.

Se está em busca de um futuro melhor na sua carreira de TI, compartilhe este artigo nas redes sociais e confira outros conteúdos publicados no site do Prodest.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras