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Veja as principais habilidades para um profissional de TI

O setor de Tecnologia da Informação (TI) é um dos que apresentam uma maior demanda por profissionais atualmente. Uma prova disso é  que, segundo um levantamento da Softex, há um déficit de 408 mil vagas no País. Ou seja, há muitos postos de trabalho que precisam ser ocupados por pessoas devidamente qualificadas.

Para minimizar esse quadro, é muito importante desenvolver as principais habilidades para um profissional de TI. Dessa forma, as chances de conseguir um emprego e uma posição de destaque na área crescem de forma considerável.

Neste artigo, vamos destacar algumas características que contribuem para o desenvolvimento da carreira de quem pretende se consolidar no setor de Tecnologia da Informação. Confira!

Foco na melhoria contínua

Com certeza, é muito bom ter o trabalho reconhecido. Mas isso não é motivo para ficar acomodado. Com a transformação digital e a sofisticação dos métodos adotados pelos cibercriminosos, os profissionais de TI necessitam buscar uma atualização constante.

Essa atitude é muito importante não apenas para elevar o nível de empregabilidade, mas também para atingir bons resultados. A Tecnologia da Informação tem ocupado um papel cada vez mais estratégico para as organizações.

Não é à toa que o interesse pela melhoria contínua está entre as principais habilidades para um profissional de TI. Isso mostra como é importante acompanhar as tendências e buscar treinamentos que agreguem valor à carreira.

 

Capacidade de iniciativa

É positivo contar com o suporte da empresa para participar de treinamentos e identificar oportunidades de aperfeiçoar os trabalhos. Por outro lado, é muito importante ter iniciativa para evoluir por conta própria e buscar soluções para os problemas.

Muitas companhias estão valorizando os profissionais que atuam de maneira proativa. E isso pode ser feito não apenas resolvendo situações complicadas, mas também propondo mudanças que tornem os processos mais ágeis e simples de serem executados.

 

Trabalho em equipe

Por mais que um funcionário tenha conhecimento para resolver diversas demandas, ele precisa estar em sintonia com os colegas de trabalho para ser mais colaborativo e produtivo. Esse é um dos fatores que tornam a capacidade de atuar em grupo como uma das habilidades para o profissional de TI mais em evidência atualmente.

À medida que apresenta uma boa interação com os membros do time e os clientes, um funcionário tem mais possibilidades de concretizar uma entrega de alto nível, o que é primordial para aumentar o nível de satisfação do público-alvo com os serviços.  

Comunicação clara

Além do trabalho em equipe, é indicado que um profissional de TI tenha uma comunicação clara. Isso abrange não somente a redação de uma mensagem por e-mail, mas também a articulação das ideias apresentadas durante uma reunião.

Ao estabelecer com clareza o que cada colaborador deve fazer em um projeto, menores são as chances de haver problemas na execução das tarefas. Isso é muito importante, por exemplo, para um software ser desenvolvido de acordo com as melhores práticas e ser entregue no prazo combinado.

 

Empatia

Colocar-se no lugar de um colega de trabalho ou do cliente é uma iniciativa válida para alcançar um desempenho notável. Afinal, essa postura contribui para identificar oportunidades de melhoria e consolidar um bom relacionamento.  Por isso, faz parte das habilidades para um profissional de TI mais valorizadas pelo mercado.

Se você está em busca de mais conhecimento sobre Tecnologia da Informação, acesse a página de artigos do nosso site. Lá, você tem à disposição conteúdos que podem ajudá-lo a obter mais conhecimento e condições de vencer desafios.

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