Governo do Estado do Espírito Santo

Confira as principais tendências da TI para 2023

A consultoria Gartner promoveu um estudo para identificar as principais tendências da Tecnologia da Informação (TI) para 2023. Essa pesquisa é feita a partir de entrevistas com lideranças do segmento e serve de parâmetro sobre as melhores alternativas para investir e conquistar bons resultados.

Com a transformação digital em evidência, as organizações necessitam ter uma visão mais estratégica para utilizar a Tecnologia da Informação, priorizando a excelência operacional e a competitividade.

Neste artigo, vamos abordar algumas das tendências mais relevantes para o setor de TI no próximo ano, segundo a Gartner. Leia com atenção!

 

Sustentabilidade

As principais lideranças empresariais reconhecem que é necessário ter um grande cuidado com o meio ambiente. Essa mentalidade cria um cenário mais favorável para investimentos em tecnologia sustentável, que apresentem soluções relacionadas com o aumento da eficiência energética e do uso racional dos insumos adotados na produção de equipamentos.

De acordo com a pesquisa da Gartner, também haverá um maior interesse na adoção da Inteligência Artificial (IA) e de tecnologias de rastreabilidade e análise de dados para ajudar as empresas a formar uma cadeia sustentável. Isso contribuirá para a redução de gastos e o uso mais racional dos recursos naturais.

 

Superaplicativos

É uma das ferramentas mais interessantes do momento e junta recursos de aplicativo, ecossistema e plataforma em um único app. Além de apresentar um conjunto próprio de funcionalidades, disponibiliza uma plataforma para terceiros criarem e divulgarem miniaplicativos.

De acordo com a Gartner, um bom exemplo de como aplicar esse recurso é a empresa Revolucionary, fintech do Reino Unido que utiliza um superapp para oferecer serviços bancários digitais e disponibilizar um canal para empresas e freelancers divulgarem os próprios serviços.  

 

Metaverso

É uma das principais tendências da TI para 2023, porque apresenta um caráter inovador que vai mudar as relações no ambiente corporativo e no contato entre empresas e consumidores.

Vale destacar que o metaverso é considerado um espaço compartilhado virtual 3D coletivo, gerado pela convergência do mundo real com a realidade digital aprimorada.

Segundo estimativas da Garner, mais de 40% das principais empresas globais utilizarão o metaverso até 2027, promovendo uma combinação de Web 2, realidade aumentada em nuvem e outras tecnologias. Isso será viabilizado com a expansão da economia virtual, que terá como destaques as moedas digitais e tokens não fungíveis (NFTs).

 

Digital Immune System

Denominada de imunidade digital, essa tendência se baseia na combinação de insights de informações acerca de operações, testes automatizados, engenharia de software, resolução automática de incidentes e outras operações de TI. A partir dos dados coletados, são tomadas medidas para expandir a estabilidade e a resiliência dos sistemas.

De acordo com a Gartner, as organizações que priorizarem a imunidade digital serão capazes de diminuir a inatividade de softwares em até 80%. Essa ação, sem dúvida, vai contribuir não apenas para a geração de receita, mas também para o fortalecimento da imagem institucional.

 

Plataformas em nuvem

A cloud computing está entre as principais tendências de TI para 2023. Por outro lado, o destaque será para as plataformas em nuvem que vão englobar o software como serviço (SaaS), a plataforma como serviço (PaaS)  e a infraestrutura como serviço (IaaS).

Dessa forma, as empresas terão mais condições de desenvolver iniciativas digitais exclusivas e focadas nas necessidades do público-alvo, fazendo com que o atendimento seja mais ágil, inovador e diferenciado. Afinal, terão dados mais seguros e condições de gerenciar as informações com mais assertividade e qualidade.

Se deseja ficar informado sobre temas importantes para a TI, acesse a página de artigos do nosso site agora mesmo! Lá, temos conteúdos que serão úteis para você!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras