A cultura organizacional consiste em valores e práticas adotados por uma instituição para melhorar o relacionamento com os stakeholders e atingir um desempenho cada vez mais expressivo no mercado.
Com o avanço tecnológico e as mudanças sociais, é comum que haja mudanças na mentalidade das pessoas em uma organização. E isso, sem dúvida, tem uma grande influência na postura dos colaboradores e na forma de a marca interagir com o público-alvo.
Neste artigo, vamos apontar fatores que devem ser levados em consideração para fortalecer a cultura institucional e torná-la mais próxima de boas práticas de gerenciamento. Confira!
Foco na capacitação continuada
Mesmo que os empregados estejam atingindo um desempenho acima das expectativas, isso não é sinônimo de que os investimentos na qualificação de pessoal devam ser reduzidos drasticamente.
Com o aumento da competitividade e da exigência dos consumidores, muitas companhias perceberam que não podem abrir mão de um programa de qualificação da equipe. Afinal, os treinamentos são importantes não apenas para aumentar a produtividade, mas também para mostrar que os funcionários são imprescindíveis na busca por uma performance de alto nível.
Diversidade
Atualmente, é comum ver organizações apostarem na diversidade para uma equipe ter um olhar mais amplo sobre os anseios de diferentes segmentos do público-alvo. Essa prática também é uma forma de fazer com que diversos grupos de colaboradores se sintam mais representados e importantes para a marca.
Com a pluralidade de ideais, fica mais fácil para uma empresa consolidar uma cultura organizacional, em que o diálogo e o respeito às diferenças sejam presentes no dia a dia e não apenas no discurso.
Também é uma forma de evitar problemas que gerem mal-estar aos empregados, como o assédio moral e o sexual. Com normas claras de convivência, é viável criar um ambiente de trabalho mais saudável para todos, o que influencia positivamente na produtividade da equipe.
Retenção de talentos
Um dos principais desafios para as empresas é a retenção de talentos. Por mais que a remuneração tenha influência no nível de satisfação do empregado, é necessário também que ele se sinta identificado com a postura adotada pela instituição.
Se não houver um alinhamento entre as práticas corporativas e o modo de agir do funcionário, menores são as possibilidades de retê-lo por muito tempo. Em razão disso, é muito importante fortalecer o diálogo com os colaboradores para identificar ações que possam melhorar o ambiente organizacional.
A concessão de folgas no aniversário dos filhos, a participação em projetos sociais e o reconhecimento do trabalho são alternativas que podem ser incorporadas à cultura organizacional e proporcionar a permanência de talentos.
Incentivo à inovação
É muito positivo ver que o trabalho está no rumo certo. Mas as mudanças estão cada vez mais velozes, e essa tendência não pode ser vista apenas como uma novidade, mas também como algo cada vez mais presente no dia a dia das instituições.
Ao incentivar os funcionários a buscarem soluções inovadoras e reconhecê-los por meio de premiações (folgas, viagens pagas, bônus em dinheiro etc.), é possível inserir o pensamento inovador na cultura organizacional de forma sólida.
Se está em busca de mais conhecimento sobre Tecnologia da Informação (TI) e boas práticas de gestão, acesse a página de artigos do nosso site. Com certeza, lá estão conteúdos úteis para você!