Apresentar uma interação qualificada e abrangente com o público-alvo em diversos canais de comunicação é peça-chave para aumentar o engajamento da audiência. Esse é um dos fatores que favorece um maior foco no omnichannel.
Essa prática consiste no uso de vários meios de contato (site, redes sociais, ambiente físico, entre outros) para uma organização apresentar os serviços, tirar dúvidas sobre os procedimentos e promover iniciativas com foco em conquistar e reter clientes.
De acordo com estudo da Harvard Business Review, 73% dos consumidores buscam diversos canais da mesma companhia antes de finalizar a compra. Neste artigo, vamos destacar algumas iniciativas que ajudam a fortalecer esse conceito em uma instituição de forma sólida. Confira!
Inserir essa prática na cultura organizacional
Por mais que o avanço tecnológico possibilite a adoção de vários canais para interagir com a audiência, é imprescindível que a empresa atue para os colaboradores entenderem a importância do omnichannel.
Afinal, os empregados são fundamentais para o conceito ser percebido, de forma nítida, pelos clientes. Não adianta, por exemplo, um site contar com um chatbot para tirar dúvidas com extrema eficiência, caso a qualidade do atendimento presencial não esteja de acordo com as expectativas.
Para evitar que isso aconteça, uma excelente alternativa é promover um alinhamento entre todas as áreas com foco no aprimoramento do omnichannel. Um passo vital para atingir esse objetivo é inserir essa prática no planejamento estratégico.
Logicamente, é necessário haver um programa de treinamento para os funcionários assimilarem como a integração entre os setores e a padronização do atendimento têm um grande peso na melhoria dos serviços.
Não se trata de um processo rápido de ser implementado. Contudo, um bom planejamento contribui bastante para toda a equipe estar mais envolvida em aprimorar a qualidade do atendimento e fortalecer a marca.
Apostar em um site responsivo
É inegável que as pessoas adotam o telefone móvel para fazer diversas atividades no dia a dia. Uma prova disso é uma pesquisa do Mobile Time que constatou o uso do smartphone por 85% dos internautas brasileiros nas compras on-line.
Mas o que essa estatística tem a ver com omnichannel? A resposta é que as empresas necessitam proporcionar ao usuário uma boa experiência ao navegar pelo site tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.
Atualmente, os usuários querem ter facilidade em encontrar as informações desejadas. Além disso, não querem perder segundos preciosos para acessar o conteúdo de uma página.
Esses aspectos mostram a necessidade de a organização ter um foco no desenvolvimento de um site responsivo, capaz de proporcionar bons resultados tanto nos tradicionais computadores de mesa quanto nos dispositivos móveis (tablets, notebooks, entre outros).
Fortalecer a integração entre os setores
Por mais que haja um investimento na padronização dos serviços e no uso estratégico de recursos tecnológicos, o omnichannel somente é colocado em prática plenamente quando as áreas utilizam as informações disponibilizadas de forma inteligente.
Por exemplo, o Departamento de Vendas verifica quais são as mercadorias mais procuradas por um determinado perfil de consumidores. Essa informação contribui para o Departamento de Marketing promover campanhas para expandir as vendas por meio de ofertas mais atraentes para o público-alvo.
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