Governo do Estado do Espírito Santo

Confira 4 profissões que estarão em evidência no setor de TI em 2023

A transformação digital tem proporcionado oportunidades em diversas carreiras ligadas ao setor de Tecnologia da Informação (TI). Esse cenário está se consolidando ainda mais com o avanço do 5G, o maior interesse das organizações pela computação em nuvem e a necessidade de oferecer uma experiência mais rica ao público-alvo.

Também vale destacar que a obrigatoriedade de seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o cuidado em manter os serviços digitais altamente disponíveis influenciam na busca por profissionais qualificados na área de tecnologia.

Neste artigo, vamos apontar 4 profissões que estarão em evidência no setor de TI no próximo ano. Confira!

1.Desenvolvedor Full Stack JS

De acordo com estudo feito pela Fortes e a Robert Half, a carreira de desenvolvedor de Web aparece com uma das dez mais promissoras, alcançando uma expansão anual de 5,2%.

Em razão disso, um especialista Full Stack JS, profissional que domina os recursos de back-end e front-end de um software, está entre os mais requisitados no mercado atualmente.

Isso acontece em razão desse tipo de desenvolvedor apresentar um trabalho altamente técnico e diferenciado. Outro aspecto é que os profissionais dessa área estão recebendo salários cada vez mais elevados.

2.Especialista em segurança cibernética

A proteção dos dados é uma das maiores preocupações das companhias na conjuntura atual. Segundo um relatório da LearnBonds, 70% das organizações de grande porte elevaram os investimentos em cibersegurança para enfrentar o novo cenário imposto pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Contar com um especialista em segurança cibernética é uma medida necessária para muitas empresas, porque é preciso não apenas evitar ataques cibernéticos que afetem as finanças e a imagem, mas também estar de acordo com as regras previstas na LGPD.

3.Analista de dados

Não é de hoje que a expressão “os dados são o novo petróleo” está em evidência. Uma prova disso é que o interesse por analistas de dados deve crescer 23% até 2031, de acordo com a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos.

Esse fenômeno acontece em virtude desses profissionais contribuírem para as empresas tomarem decisões cruciais sobre investimentos e iniciativas importantes para melhorar a qualidade dos serviços e produtos disponibilizados ao público-alvo. Com certeza, é uma carreira bastante estratégica e com grande potencial de crescimento.

4.Desenvolvedor Javascript

Trata-se de uma área que está apresentando um crescimento constante há um bom tempo. Uma das razões para essa tendência é que a Javascript está entre as linguagens de programação mais adotadas no mercado, algo que é normalmente levado em consideração pelas instituições para contratar novos profissionais.

Outro aspecto marcante é que projetos de Big Data, de Inteligência Artificial (IA) e de outras tecnologias envolvem profissionais com conhecimento em Javascript. Inegavelmente, é um fator que mostra como os desenvolvedores terão bastante espaço no mercado de TI nos próximos anos.

Se deseja acompanhar as ações do Prodest e conferir informações sobre as principais tendências da Tecnologia da Informação, vale a pena nos seguir nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram). Afinal, você merece informação de qualidade!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras