Governo do Estado do Espírito Santo

Veja três dicas para não ser vítima de golpes de e-mails com malware

Os golpes digitais podem acontecer a qualquer momento, seja por SMS, mensagem no WhatsApp ou links nas redes sociais. Com o home office, esse risco se tornou ainda maior, já que muitos cibercriminosos estão aproveitando esse cenário para atingir pessoas e empresas com mais facilidade

Os e-mails se tornam as principais pontes para o cibercrime, cujo foco é disseminar  conteúdos infectados e malwares escondidos em links ou hiperlinks. Basta abrir o e-mail infectado por um malware para que seus dados e senhas sejam roubados ou pior, para que seu computador seja bloqueado e os criminosos peçam algum tipo de resgate para liberá-lo.             

Com o objetivo de ajudar você a ter mais segurança no trabalho remoto ou presencial, vamos apontar três dicas sobre como se proteger de golpes de e-mails com malware. Confira! 

1.  Tenha cuidado com os anexos

 

Para evitar as ameaças digitais, é fundamental ter muita atenção com os anexos contidos nas mensagens de correio eletrônico, não importando se o conteúdo foi encaminhado por alguém de confiança. Fique atento ao endereço do remetente e ao nome do arquivo anexado, não sabemos se a pessoa sofreu algum golpe e teve o e-mail clonado.

 

Se o antivírus estiver em dia, o risco de sofrer golpes digitais é menor. Contudo, é necessário atualizar esse recurso periodicamente, pois ele impede que o malware realize conexões não autorizadas no computador.

Alguns e-mails já possuem o antivírus embutido e executam uma varredura prévia do anexo. Mesmo assim, é imprescindível verificar se o arquivo da mensagem foi enviado por uma fonte conhecida. Todo o cuidado é primordial para manter a segurança dos dispositivos em dia.

 

2. Confira a URL

  

O uso do hiperlink em e-mails corporativos e entre os colaboradores é comum. Apesar disso, não deixe de conferir a URL do site para o qual você está sendo encaminhado.

Os criminosos podem modificar aquela URL e montar um site idêntico ao oficial, o que aumenta as chances de a vítima fornecer dados e cair em uma armadilha digital.

Sempre utilize serviços que verificam se o site é verdadeiro e seguro, como o Safe Web, do Norton, ou o SiteAdvisor, do McAfee. O próprio navegador pode contar com esse recurso de segurança que aparece no cadeado, localizado à esquerda da barra de endereços, onde é digitada a URL do site.

 

3.Use softwares de análise comportamental

Muitos softwares de segurança fazem análises comportamentais por meio de algoritmos de machine learning, verificando as comunicações feitas entre diversos remetentes e destinatários, podendo detectar qualquer sinal de irregularidade e fuga do padrão. Por isso, esses sistemas estão sendo cada vez mais adotados por empresas e cidadãos.

Para ajudar mais pessoas a se protegerem de golpes de e-mails com malware, não deixe de compartilhar este artigo nas redes sociais. Afinal, o conhecimento é peça-chave para usar a tecnologia com inteligência!

Tópicos:
golpes, e-mails, malware
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras