Veja os cuidados para baixar um aplicativo

A loja de aplicativos do nosso celular parece um shopping com possibilidades infinitas de softwares de todos os tipos e funções. Contudo, devemos ter vários cuidados para baixar um aplicativo, porque essa prática tem inúmeros perigos que põem em risco a integridade do seu smartphone e dos seus dados.

Os casos de invasão por meio de aplicativos estão se tornando comuns, mesmo em lojas oficiais, como a Play Store e a App Store. Segundo pesquisa feita pelo Google em 2017, houve um crescimento de 70% no número de apps fraudulentos, sendo que foram removidos em torno de 700 mil, somente da Play Store.

Nesse artigo, traremos dicas de como se proteger contra aplicativos maliciosos. Confira!

Fique atento aos aplicativos fora das lojas oficiais

Essa dica é para quem utiliza o Android, já que o sistema não impede a instalação de aplicativos fora da lista da Google Play Store. Se mesmo dentro da loja oficial é possível encontrar aplicativos fraudulentos, o perigo é ainda maior fora desse ambiente.

Esses apps podem implantar sistemas maliciosos que funcionam sem demonstrar qualquer irregularidade, dificultando a identificação. Isso ocorre porque monitoram e enviam informações sigilosas para os criminosos.

Devemos ter alguns cuidados para baixar um aplicativo. Um deles é optar pelos que estão na loja oficial. Caso for realmente necessário baixar por fora, certifique-se de que tem um antivírus eficiente para identificar qualquer ameaça.

Avalie as permissões

Quando instalamos um app, é comum que peçam consentimento para ter acesso a algumas informações do usuário, como localização, fotos ou contatos. Atente-se para aplicativos que pedem permissões fora das funções habituais.

Por exemplo, é comum o WhatsApp solicitar permissões para acessar fotos, contatos e localização, mas é estranho um aplicativo de edição de imagens pedir permissão para acessar a lista de contatos ou de mensagens.

Essas solicitações podem ser feitas por criminosos, mas também pode ser um procedimento padrão do app. Por isso, é importante ter alguns cuidados para baixar um aplicativo, como pesquisar o motivo pelo qual uma determinada permissão é solicitada.

Verifique se o app é oficial

Antes de baixar, mesmo estando na loja oficial, verifique se o aplicativo foi criado por desenvolvedores oficiais. Os hackers podem criar clones de programas reais para roubar contas de e-mail e dados bancários. Esse aspecto mostra como é necessário ficar atento aos detalhes e verificar se o app que deseja baixar é verdadeiro.

Atualize seus aplicativos

As atualizações não apenas corrigem bugs ou oferecem novas funcionalidades, elas servem também para melhorar as defesas contra ameaças. A cada atualização os desenvolvedores melhoram os sistemas e os tornam mais seguros, adicionando novos mecanismos que monitoram, identificam e destroem vírus e malwares.

Observe as avaliações

Para evitar surpresas desagradáveis (mal funcionamento, malwares, vírus e avalanches de propagandas), pesquise atentamente as avaliações e comentários sobre o app na loja virtual. É recomendado também checar a reputação do desenvolvedor, principalmente em apps de bancos.

Utilize sites oficiais

Se você precisa baixar um app fora das lojas, o indicado é procurar pelo site oficial da ferramenta. Alguns aplicativos famosos têm seus próprios sites, onde disponibilizam links para o software ser baixado de forma segura.

São diversos cuidados para baixar um aplicativo que precisam ser observados pelos usuários. Afinal, os hackers estão usando mecanismos cada vez mais sofisticados para praticar crimes virtuais.

Para ficar informado sobre as tendências da Tecnologia da Informação, vale a pena nos seguir nas redes sociais (FacebookTwitter, LinkedInInstagram e Vimeo).