Fique por dentro dos cuidados ao baixar aplicativos

O smartphone é uma ferramenta muito importante para a execução de diversas tarefas profissionais e pessoais. Mas você já pensou nos cuidados ao baixar aplicativos para não prejudicar o funcionamento do celular?

É uma ação que deve ser feita com bastante critério pelos usuários, porque tem uma ligação direta com a segurança da informação. Dependendo do app baixado, é possível que sejam capturadas senhas, o que pode causar, por exemplo, prejuízos financeiros.

Para evitar essa situação, vale a pena adotar alguns procedimentos para não baixar aplicativos que podem roubar as informações. Confira!

Opte pelas lojas oficiais

Independentemente do sistema adotado, é essencial que os aplicativos baixados sejam provenientes apenas de lojas oficiais. No caso dos usuários do Android, esse procedimento deve ser seguido à risca, porque esse sistema libera a instalação de softwares que não estão na Google Play Store.

Por descuido, é possível fazer o download de um app malicioso que funciona sem provocar, de maneira clara, problemas no smartphone. Porém, esse software pode monitorar e enviar informações sigilosas para cibercriminosos ou indivíduos que não têm permissão para acessá-las.

Esse aspecto mostra como é importante ter cuidado ao baixar aplicativos fora de uma loja oficial. Procure sempre agir com prudência ao instalar novos programas, pois é uma maneira de ficar mais protegido.

Fique atento às permissões suspeitas

Também é recomendado ter atenção com as permissões solicitadas para instalar um app. O ideal é verificar o que está sendo pedido. Por exemplo, um app de música não tem necessidade de requisitar acesso à localização, à câmera e às mensagens do usuário.

Contudo, essa situação é bastante comum e muitas pessoas liberam o acesso sem ter noção das consequências. Para não cair em uma armadilha, o melhor a ser feito é buscar informações sobre os motivos das solicitações. Assim, você tem mais possibilidades de fazer a escolha correta e preservar os dados.

Verifique as avaliações

Antes de baixar o app, é bom conferir se os usuários estão satisfeitos com o rendimento do software. Essa medida é indicada para analisar se o aplicativo funciona de forma eficiente e apresenta um alto nível  segurança.

Outro procedimento relevante é constatar a reputação do desenvolvedor. No caso dos aplicativos para bancos, essa iniciativa deve ser feita com bastante critério. Um dos motivos é que muitos apps são feitos para enganar os usuários e roubar dados bancários valiosos.

Siga as atualizações

Se realmente deseja cuidar do smartphone, fique atento às atualizações do sistema (Android, iOS etc.). Essa ação é fundamental para o dispositivo móvel correr menos riscos de ser atingido pelas ameaças virtuais.

É positivo também contar com versões mais atualizadas de antivírus. Dessa forma, são reduzidos consideravelmente os riscos de as informações do aparelho serem roubadas por cibercriminosos.

São diversos cuidados ao baixar aplicativos que devem ser levados em consideração. À medida que os procedimentos de proteção são adotados corretamente, mais dificuldades os hackers terão para invadir o aparelho.

Gostou deste post? Então, faça o compartilhamento nas redes sociais agora mesmo. Ficar informado ajuda a evitar surpresas desagradáveis!