Governo do Estado do Espírito Santo

Saiba como administrar o tempo para ter mais qualidade de vida no trabalho

Para ter mais qualidade de vida no trabalho é fundamental administrar o tempo. Um dos motivos é que essa ação contribui para aumentar o bem-estar e a produtividade, pois minimiza o cansaço e os riscos de estresse.

Caso queira gerenciar melhor as suas tarefas,  aproveite nossas dicas para aprimorar a gestão do tempo e tornar mais leve a sua rotina. Confira!

 

Defina metas com planejamento

É imprescindível verificar quais são as tarefas mais importantes. Com isso, você vai concentrar os seus esforços para o que realmente importa. No entanto, essa atividade deve ser precedida de um planejamento diário ou semanal.

Nesse sentido, é válido contar com ferramentas (aplicativos, agendas digitais, entre outras) que viabilizam organizar as tarefas. Assim, você terá mais condições de administrar o tempo, de acordo com a demanda.

 

Evite distrações

Não é fácil ficar muito tempo sem dar uma olhadinha no celular ou acessar um site com notícias sobre um assunto de sua preferência. Por outro lado, não ter um controle dessas atividades vai, com  certeza, afetar a sua concentração nas tarefas.

E para evitar esse problema, um bom caminho é estipular um horário, por exemplo, para navegar pelas redes sociais, ler os e-mails e ficar conferindo as mensagens do WhatsApp. Com esse procedimento, você vai perceber rapidamente que a sua produtividade vai aumentar bastante.  

 

Reconheça os seus limites

É compreensível que um profissional tenha vontade de participar de vários projetos relevantes ao mesmo tempo. Mas essa conduta pode ser ruim para você administrar o tempo de forma correta. Afinal, o acúmulo de atribuições pode tornar a sua rotina mais desgastante, o que atrapalha, em muitos casos, manter o foco nos resultados.

Se você não deseja perder o seu rendimento por causa do excesso de tarefas, é preciso reconhecer os próprios limites e explicar, de maneira sincera, os motivos de não participar de um determinado projeto. Inegavelmente, uma boa justificativa vai mostrar o seu comprometimento e provar que você trabalha com responsabilidade.  

 

Delegue com inteligência

Ser um funcionário ágil e produtivo é muito importante para administrar o tempo e construir uma imagem positiva no ambiente de trabalho. Contudo, é preciso ter cuidado para não ficar perdido com o excesso de tarefas.

Uma boa alternativa para minimizar os riscos de estresse é delegar as tarefas de maneira estratégica. Logicamente, é preciso ter bom-senso para verificar o que pode ser atribuído a outro colega de trabalho.

Às vezes, a demanda deve ser resolvida apenas por você. Já, em outras situações, o colega não está devidamente habilitado para executar o serviço a ser delegado. São pontos que precisam ser vistos com atenção, porque têm influência no seu relacionamento com a equipe.

Não há dúvidas de que dominar a arte de administrar o tempo é primordial para a sua qualidade de vida no ambiente de trabalho. Por isso, priorize, ao máximo, fazer um bom planejamento, considerando a importância das tarefas e a sua produtividade.

Se deseja ficar bem informado sobre as tendências da Tecnologia da Informação e do mercado de trabalho, não deixe de nos seguir nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram).  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras