Boas práticas para se posicionar corretamente nas redes sociais

Quem não tem um perfil nas redes sociais definitivamente não está conectado com as novas tendências de comunicação e de empregabilidade. Por outro lado, é necessário ter um bom planejamento e cuidado para aproveitar essa ferramenta de maneira inteligente e atingir bons resultados.

Com a cultura do cancelamento, uma postagem infeliz pode causar danos irreversíveis para a reputação de um profissional ou de uma empresa. Inegavelmente, é um fator que não pode ser ignorado em hipótese alguma.

Neste artigo, vamos mostrar boas práticas para usar as redes sociais de forma estratégica e conquistar uma posição de prestígio no mercado de trabalho. Confira!

Priorize a simplicidade

Ser objetivo é uma maneira de chamar a atenção positivamente, caso opte pelo bom-senso nas comunicações. Quanto mais sucinto for em informar uma acontecimento positivo na sua vida (conclusão de um curso, promoção no trabalho, entre outros), maiores serão as chances de as pessoas prestarem atenção no que está publicando.

O famoso “textão” não vale a pena, na maioria dos casos. Afinal, é necessário um conteúdo muito atraente e rico para cativar os seguidores por muito tempo.  Por isso, é melhor apostar na objetividade e na simplicidade ao usar as redes sociais.

Também vale a pena apostar na criatividade através de imagens ou vídeos relacionados com o tema da postagem. Contudo, tenha muito cuidado para não expor pessoas em situações desagradáveis, pois isso pode prejudicar a sua imagem.

Valorize o espírito colaborativo

As mídias sociais inegavelmente proporcionam uma boa oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre diversos segmentos (Tecnologia da Informação, marketing, Recursos Humanos, entre outros). Por outro lado, é interessante adotar uma postura colaborativa para fortalecer a rede de contatos.

Por exemplo, um internauta publica um post em um grupo do LinkedIn pedindo sugestões sobre livros interessantes para profissionais de Administração. Caso responda a essa solicitação enviando as suas indicações de materiais para leitura, você estará criando conexões com os membros do grupo. Sem dúvida, adotar o espírito colaborativo é uma boa prática para  ser reconhecido nas redes sociais de forma positiva.

Tenha cuidado na seleção de contatos

Uma lógica que deve ser priorizada nas mídias sociais é a qualidade dos contatos. Em outras palavras, não adianta seguir muitos internautas, caso eles não agreguem valor em termos pessoais e profissionais.

Outro cuidado importante é não cometer o erro de comprar seguidores. Se realmente quer comentários e interações positivas nas suas publicações, priorize a conquista de pessoas que acompanham o seu perfil através de um conteúdo de qualidade.

Para isso, faça um planejamento do que pretende publicar. Caso tenha condições de gravar vídeos de boa qualidade, invista nessa prática. Isso porque os internautas, normalmente, têm mais interesse por conteúdos audiovisuais.

Mantenha a calma

Não há dúvidas de que é preciso serenidade para gerenciar um perfil nas mídias sociais. Se você quer desabafar sobre alguma situação enfrentada, tenha bastante prudência ao fazer isso na Internet.

Dependendo da situação, você pode até expor seus familiares e colegas de trabalho, o que não é bom para construir uma imagem positiva nas redes. Uma linguagem clara e um discurso ponderado também são características vitais para conquistar o respeito das pessoas no mundo virtual.

Se deseja ficar bem informado sobre tendências da tecnologia e ações do Prodest, fique à vontade para nos seguir nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter). Com certeza, temos conteúdos bem legais para você!