Governo do Estado do Espírito Santo

Inteligência Artificial (IA) no serviço público

Acompanhar a transformação digital tem sido uma das principais metas da Administração Pública nos últimos anos. Um dos motivos é que os cidadãos exigem respostas mais rápidas para as demandas e apresentam uma tolerância cada vez menor a práticas contrárias à transparência e à desburocratização dos serviços.

Em busca de um atendimento mais rápido e eficiente, órgãos públicos têm buscado suporte em serviços de Tecnologia da Informação (TI). Essa ação tem como objetivos garantir uma maior segurança dos dados dos cidadãos e mais capacidade de atender às expectativas da população em várias áreas (saúde, educação, meio ambiente, entre outras).

Com base nessa tendência, vamos destacar, neste artigo, de que maneira a inteligência artificial no serviço público pode agregar valor à sociedade. Confira!

Conheça cases de sucesso da IA na Administração Pública

 Um exemplo marcante de como a inteligência artificial é uma grande aliada no combate a fraudes abrange o programa Bolsa Família, do Governo Federal. A partir dessa tecnologia, é viável analisar uma enorme quantidade de dados e constatar falhas no cadastro dos beneficiários.

Com essa ação, é possível não apenas recuperar recursos públicos desviados, mas também direcioná-los para aqueles que realmente necessitam desse benefício. Também vale ressaltar que a expansão das cidades inteligentes está sendo viabilizada pelo uso da IA.

Uma prova disso é o programa Smart City, implantado em Barcelona, na Espanha. Por meio dessa iniciativa, são usados sensores inteligentes para acompanhar os níveis de poluição, o tráfego de veículos e o consumo de energia elétrica na cidade espanhola.

A partir dos dados coletados, fica mais simples formular políticas públicas e tomar decisões sobre como reduzir o impacto ambiental da poluição e adotar medidas com foco na qualidade de vida na população.   

Na China, o Governo também investiu de maneira estratégica em inteligência artificial. Um exemplo disso é que emprega essa tecnologia para acompanhar o comportamento das pessoas nas ruas e identificar potenciais ameaças à segurança do País.

Saúde

A adoção da inteligência artificial no setor público também pode ser notada nas políticas de saúde. Em Cingapura, é usado um software com IA para acompanhar a rotina de pacientes idosos nas próprias casas. Assim, os profissionais de saúde têm mais condições de intervir em situações de emergência ou de identificar quando é necessário agir para garantir o bem-estar do paciente.

Outro exemplo de aplicação da IA na saúde é o Reino Unido, onde o Sistema Nacional de Saúde usa essa tecnologia para aperfeiçoar o diagnóstico e o tratamento de pacientes. Essa atividade é possível por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, que permitem avaliar as imagens de raios X e constatar eventuais problemas de saúde nos indivíduos.

Fique atento aos benefícios da IA no serviço público

Na Administração Pública, a disseminação da inteligência artificial tem como um dos fatores mais positivos o aumento na capacidade e na agilidade do processamento de dados. Dessa forma, é possível analisar, de maneira mais consistente, as ações necessárias para aprimorar o atendimento à população.

 A automação de processos e a melhoria da comunicação por meio de chatbots são outros aspectos que reforçam os benefícios da inteligência artificial no setor público. Logicamente, é necessário haver um cuidado no uso da tecnologia para gerir os dados dos cidadãos, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Se está em busca de informações sobre os impactos da transformação digital, vale a pena acessar as nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, YouTube e Vimeo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras