Governo do Estado do Espírito Santo

A relação entre Governo e conectividade significativa

O conceito de conectividade significativa surgiu, em 2019, a partir de discussões realizadas pela Aliança para a Internet Acessível (A4AI), da Web Foundation. Ele se refere às condições disponibilizadas para os cidadãos serem incluídos na sociedade digital.

Nesse cenário, podemos destacar a conexão à web com alta velocidade, o uso de dispositivos móveis, o acesso ilimitado à Internet em casa e no trabalho, e as condições de usar diariamente a rede mundial de computadores como fatores que viabilizam a conectividade significativa em várias partes do mundo.

Com a economia e a sociedade cada vez mais inseridas na transformação digital, é imprescindível que haja um esforço do Poder Público e de empresas em investir em infraestrutura tecnológica para comportar a busca das pessoas por dados e serviços digitais.

No caso dos colégios, o acesso à Internet, o uso de dispositivos eletrônicos (computadores, tablets, celulares etc.) e a utilização de sistemas para fazer as atividades escolares são elementos cruciais para consolidar a conectividade significativa.

Toda essa conjuntura favorece uma educação de qualidade, aspecto muito importante para a construção de cidadãos capazes de reconhecer os seus direitos e deveres tanto no mundo físico quanto no ambiente digital.

Impacto no setor público 

Também merece ser mencionada a ligação do conceito de conectividade significativa com a qualidade de vida dos capixabas. Com serviços públicos mais acessíveis, amplos e ágeis, as pessoas têm mais condições de receber um atendimento qualificado em diversos segmentos.

Um bom exemplo disso engloba o setor de saúde, em que a Telemedicina tem sido um recurso bastante valioso para a realização de consultas e de cirurgias. À medida que se torna mais prático ser atendido por um médico, maior é a capacidade de suprir a demanda por serviços especializados de saúde.

Logicamente, não podemos nos esquecer que o serviço público está entre os beneficiados pelo conceito de conectividade significativa. Com os funcionários tendo acesso a recursos tecnológicos (equipamentos e sistemas) de ponta, a resolução de processos burocráticos e os atendimentos são feitos de maneira mais eficiente e eficaz.

Uma prova disso é o sistema e-Docs, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) em conjunto com diversos órgãos estaduais.

Essa ferramenta  é responsável pela tramitação de documentos e processos eletrônicos no Poder Executivo Estadual, contribuindo para a gestão pública ser rápida, por exemplo, na execução de contratos e convênios.

Infraestrutura tecnológica

Com uma rede de fibra óptica, que contempla a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e vários municípios do interior, o Governo do Estado tem fortalecido o conceito de conectividade significativa no Espírito Santo.

Isso porque cidadãos, estudantes e servidores públicos estão sendo beneficiados por serviços digitais mais amplos, que estão disponíveis com a segurança e a agilidade necessárias para um bom atendimento.

Esse ambiente também favorece uma cultura colaborativa, em que todos tem condições de sugerir oportunidades de melhoria nas ações governamentais de maneira democrática e simples.

 

Marcelo Cornélio é presidente do Prodest

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras