Inteligência Artificial (IA): veja exemplos de aplicação dessa tecnologia

A Inteligência Artificial (IA) pode ser definida como uma solução que envolve várias tecnologias (algoritmos, sistemas de aprendizado etc.)  para executar atividades humanas, como raciocínio e análise para a tomada de decisão.

No início de 2023, os avanços da IA têm sido bastante comentados em diversas partes do mundo. O motivo é o lançamento da ferramenta ChatGPT, capaz de elaborar textos com extrema facilidade, resolver operações matemáticas e até redigir códigos de software.

Neste artigo, vamos destacar como essa tecnologia está sendo aplicada atualmente. A intenção é mostrar como essa ferramenta está sendo empregada em diversos segmentos. Confira!

Setor Industrial

A automatização é uma das metas mais priorizadas pela indústria em razão de agregar mais valor aos serviços e de contribuir para a redução de custos. Para isso ser plenamente alcançado, a Inteligência Artificial está sendo usada para os equipamentos fabricarem e conferirem os produtos sem a intervenção humana.

Esse cenário está se consolidando também por causa da Internet das Coisas (IoT), que propicia aos dispositivos uma maior capacidade de executar comandos de maneira autônoma, o que é imprescindível para elevar a produtividade e a eficiência.

Mobilidade

Fugir do trânsito é uma tarefa muito complicada para a maioria dos motoristas. Por outro lado, a tecnologia pode ajudar bastante a reduzir o tempo nos deslocamentos de casa para o trabalho.

Uma boa prova disso é o aplicativo Waze que sugere rotas para as pessoas chegarem mais rápido ao destino. O app executa essa atividade por meio de IA, que interpreta automaticamente as informações fornecidas pelos usuários sobre o tráfego em uma cidade.

Atendimento ao público

É cada vez mais comum empresas varejistas e de outros segmentos utilizarem chatbots para interagirem com a audiência. Essa iniciativa tem como objetivo fazer com que o público-alvo tenha condições de tirar dúvidas sobre os serviços com mais rapidez e disponibilidade, sem a restrição do horário comercial.

Para os chatbots funcionarem de maneira plena, a IA exerce um papel muito importante. Afinal, possibilita que esses mecanismos adquiram as informações necessárias para responder aos questionamentos apresentados com agilidade e precisão.

Saúde

Não faltam exemplos de como a Inteligência Artificial tem contribuído para a melhoria dos serviços de Saúde. Atualmente, são usados softwares com essa tecnologia para diagnosticar uma série de doenças, como Mal de Parkinson e Alzheimer.

Além disso, a IA colaborou no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), ajudando na localização de focos de contaminação e na identificação de pessoas contaminadas. Inegavelmente, são ações muito importantes para salvar vidas e diminuir o impacto provocado pela doença na sociedade.

Comércio On-line

Já percebeu que, ao entrar em uma loja virtual, aparecem produtos que te interessam em poucos segundos? Isso acontece porque o varejo on-line está apostando em algoritmos que identificam as preferências dos usuários durante as visitas a um site.

À medida que a Inteligência Artificial assimila os hábitos do consumidor, mais eficiente fica a exposição das mercadorias em um e-commerce. Essa prática, com certeza, favorece um aumento das vendas e uma experiência mais agradável para o consumidor, porque se torna bem mais fácil encontrar os itens que deseja adquirir.

Se deseja ter uma conexão mais próxima com as tendências da Tecnologia da Informação (TI) e as atividades realizadas pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), vale a pena nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.