É muito importante ter capacidade de iniciativa e condições de assimilar por conta própria informações relevantes para atingir um rendimento acima das expectativas na carreira. Por outro lado, é interessante analisar com cuidado a possibilidade de apostar em uma mentoria.
Esse processo consiste em um suporte disponibilizado por profissionais com experiência em uma determinada área para iniciantes no mundo corporativo. Por exemplo, um novato no setor de Tecnologia da Informação pode optar por um apoio de um colega de trabalho mais experiente para ampliar a visão sobre como desenvolver as habilidades.
Neste artigo, vamos destacar fatores que devem ser levados em consideração para uma mentoria colaborar, de forma construtiva, no aprimoramento profissional. Confira!
Tenha atenção ao escolher o mentor
É positivo estar disposto a ouvir conselhos de profissionais que estão há mais tempo em uma área. Por outro lado, é relevante avaliar não apenas o tempo em que o mentor atua no segmento, mas também as competências para ele lhe ajudar a subir degraus na profissão.
Outro aspecto que deve ser avaliado é a afinidade que tem com o candidato a mentor. Não adianta apenas ter admiração pelo trabalho realizado, mas também uma boa convivência. Isso é fundamental para o diálogo fluir melhor e agregar valor.
Logicamente, é necessário ainda verificar se o mentor está disponível, ou seja, com tempo e boa vontade para colaborar com o seu crescimento profissional e pessoal. Esse fator é peça-chave para uma mentoria conseguir bons resultados.
Não adianta ter um mentor disponível que opte apenas por fazer comentários depreciativos. Ou seja, está mais interessado em se mostrar superior do que contribuir. É preciso atenção para escolher alguém com capacidade técnica e um bom relacionamento interpessoal.
Esteja disposto a ouvir feedbacks
Se você tem grandes dificuldades de conviver com críticas, é melhor evitar a mentoria por enquanto. Não vale a pena você se indispor com um colega de trabalho ou com outro profissional, porque não consegue se controlar quando ouve algo que discorda inicialmente.
Antes de iniciar a mentoria, exerça a sua autocrítica e avalie se realmente está disposto a ouvir críticas e a analisá-las com maturidade. Em caso positivo, você terá um ambiente mais favorável para assimilar os ensinamentos e aproveitar os conselhos para evoluir e minimizar as falhas.
Tenha em mente que os feedbacks construtivos podem colaborar para o seu desenvolvimento profissional e até pessoal. Por isso, é válido se mostrar aberto a ouvir sugestões sobre que pontos necessita melhorar para atingir uma performance mais expressiva.
Aposte no planejamento
Escolher um mentor qualificado e estar preparado para ouvir feedbacks são fatores positivos para investir em uma mentoria. Contudo, é preciso também adotar um planejamento para os trabalhos serem feitos de forma correta.
Nesse sentido, a recomendação é criar um planejamento em que serão estabelecidos os pontos a serem trabalhados durante a mentoria e os momentos em que o mentorado e o mentor vão dialogar sobre os resultados obtidos. Essa postura, sem dúvida, vai ajudar ambos a analisarem o andamento das atividades e a visualizarem oportunidades de melhoria.
Se você está em busca de informações atualizadas sobre carreira em TI, vale a pena nos seguir nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram). Sem dúvida, o conhecimento nos permite evoluir de maneira contínua!