Governo do Estado do Espírito Santo

Conheça 10 carreiras de tecnologia em evidência

O cenário de instabilidade econômica torna a busca por um emprego, principalmente para os mais jovens, uma tarefa difícil. Por outro lado, alguns setores proporcionam boas oportunidades de trabalho, como é o caso da área tecnológica.

Neste artigo, vamos destacar 10 segmentos com potencial de abrir vagas em carreiras de tecnologia. Confira! 

 

1.Segurança da Informação

As informações são cada vez mais importantes no mundo corporativo. O roubo ou vazamento de dados podem provocar prejuízos financeiros e de imagem irreversíveis para uma organização.

Por isso, é fundamental contar com recursos humanos e tecnológicos de ponta para garantir uma segurança da informação de alto nível. Essa situação se tornou ainda mais evidente por causa da transformação digital, que se intensificou com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)

 

2.Ciência de Dados

Um grande fluxo de dados está disponível na internet e saber utilizá-los e interpretá-los passou a ser crucial para as empresas. Em virtude disso, o cientista de dados é uma das carreiras de tecnologia mais promissoras no momento.

Esse profissional é responsável por reunir dados e analisá-los por meio de diferentes processos, permitindo que as empresas entendam as tendências do mercado e dos consumidores, o que facilita a tomada de decisão. Os cientistas de dados são muito importantes para empresas de e-commerce, instituições financeiras e institutos de pesquisas.

 

3.Arquitetura de Rede

Esses profissionais criam estruturas de rede, como as intranets organizacionais e infraestruturas expansivas na nuvem. Além disso, são responsáveis pela manutenção e por acompanhar as tendências que podem ser aplicadas nas redes de computadores e comunicação de dados.

A elaboração de orçamentos e a implementação de sistemas de rede são outras atividades feitas por esses profissionais, que são muito importantes em companhias de grande porte.

 

4.Computação

Os que se formam em Ciências ou Engenharia da Computação podem trabalhar em diversas áreas, como manutenção e implementação de redes, segurança de dados, desenvolvimento de produtos, análise de sistemas etc.

Para atingir o sucesso na área, é essencial ter uma base forte de conhecimentos, priorizar a atualização profissional e ficar atento às demandas das organizações para entregar serviços acima das expectativas.

 

5.Engenharia de Software

A engenharia de software tem como foco suprir as crescentes demandas de automação de processos geradas pela presença maior de companhias no mundo digital.

Os engenheiros de softwares estão em uma das carreiras de tecnologia mais promissoras atualmente. Eles têm a responsabilidade de projetar o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas. Administrar banco de dados e manutenção de sistemas são outras atribuições que podem ser feitas por esses profissionais.

 

6.Gestão de TI

Além de administrar hardwares e softwares, o gestor de TI tem como objetivo otimizar processos e demais procedimentos referentes à área. Por isso, é uma das carreiras de tecnologia com mais atividades a serem executadas.

É possível atuar na formação de regras para utilização correta de sistemas, controlar serviços de sistemas operacionais e de bancos de dados de empresas, além de conduzir os recursos humanos ligados ao setor de TI.

 

7.Jogos Digitais

A formação desse profissional exige conhecimentos estratégicos sobre games e criação gráfica, além de Matemática e Física. O profissional da área pode desenvolver jogos para computadores, celulares, tablets e consoles de videogame.

Os que desejam trabalhar nessa carreira precisam ter muita criatividade para criar enredos, mundos e detalhes que deixam adolescentes e jovens literalmente fascinados.

 

8.Programador Web

O programador é responsável pela criação e desenvolvimento de sites, portais, fóruns, blogs e outras plataformas, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis.

É trabalho desse profissional criar as interfaces de websites responsivos para sistemas, como Windows, Linux e MAC. Para executar essas ações, são necessários conhecimentos em linguagem de programação e domínio de ferramentas, como Java, PHP e NET, além de SQL, HTML e CSS.

9.Robótica

Além de ser uma das carreiras de tecnologia mais conhecidas, a robótica abre várias possibilidades, como ser arquiteto e coordenador de soluções. O profissional da área também ajuda programadores a executar e elaborar projetos.

10.Desenvolvedor Mobile

Os aplicativos são parte importante do nosso cotidiano, e o profissional da área de desenvolvimento mobile é o responsável pela criação de apps.

O desenvolvedor mobile precisa estar atento às necessidades e às experiências dos usuários, já que muitas empresas utilizam os aplicativos para melhorar a comunicação com os clientes.

As carreiras de tecnologia permitem ao profissional trabalhar em muitas áreas e realizar diversas funções. Se está em busca de mais informações sobre esse tema, acesse o nosso site e confira conteúdos elaborados para você!

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras