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Veja como trabalhar em equipe de forma inteligente

Trabalhar em equipe é essencial para o funcionamento pleno de serviços e projetos no mundo corporativo. Por essa razão, criar uma mentalidade para os empregados entenderem o papel de cada um dentro de uma companhia é indispensável para o sucesso.

Neste artigo, você vai conhecer sete estratégias que podem ajudar a desenvolver o trabalho em equipe de maneira estratégica e inteligente. Confira!

  1. Confie na equipe

A confiança no trabalho dos membros da equipe faz com que todos se sintam seguros para expressar opiniões e dividir dúvidas e responsabilidades. Para que essa confiança seja construída, é necessário criar um ambiente propício ao diálogo, a feedbacks construtivos e a uma relação de respeito entre todos os membros.

  1. Resolva os problemas rapidamente

Alguns problemas pontuais podem aparecer no percurso e é preciso que eles sejam diagnosticados e resolvidos com agilidade. Adiar ou esconder dos outros membros as dificuldades enfrentadas pode abalar a convivência e os ânimos.

Por isso, os gestores devem estar sempre preparados para diagnosticar falhas e buscar soluções em conjunto com os colaboradores. Isso é fundamental para manter a produtividade em um bom patamar. 

  1. Aposte na gamificação para engajar e motivar

Ao assistir gincanas ou games na TV, você já deve ter se imaginado jogando ou ganhando um prêmio. Imagine agora participar desse tipo de atividade durante o trabalho.

A gamificação utiliza conceitos usados em jogos para motivar os funcionários por meio de recompensas, feedbacks e conquista de status para engajar a equipe. Essa prática pode transformar atividades de rotina, geralmente cansativas em algo divertido e cativante, além de incentivar os membros a trabalhar em equipe.

  1. Respeite a individualidade

O mundo é composto por pessoas dos mais diferentes tipos e características. Dentro de uma empresa, isso não é diferente. Afinal, cada funcionário tem bagagem, crenças e conhecimentos próprios.

Para trabalhar em equipe, é importante saber conviver com os diferentes pontos de vista e respeitar as opiniões divergentes. Sem dúvida, o bom senso constrói uma relação melhor de cooperação e produtividade.

  1. Desenvolva a cultura de feedbacks construtivos

Sempre dar feedbacks construtivos é uma boa forma de fortalecer o trabalho em equipe. Essa iniciativa orienta o funcionário sobre como ter um rendimento melhor em curto prazo.

Mesmo que o feedback seja negativo, o empregado deve entender que essa prática é relevante para seu crescimento profissional, porque permite reconhecer os pontos positivos e os fatores que podem ser aprimorados.

  1. Estabeleça o papel de cada membro

Em uma equipe, mesmo que todos busquem o mesmo objetivo, cada um deve ter sua função. É indispensável que cada integrante saiba exatamente qual atividade deve realizar, de acordo com as habilidades e as tarefas estabelecidas. Essa divisão ajuda a melhorar o rendimento de todos e consequentemente o trabalho em equipe.

  1. Seja um exemplo

Para motivar o grupo é preciso que os líderes ou gestores sejam exemplos a serem seguidos. Antes de cobrar bons resultados, é importante que as lideranças sejam referências de comportamento e de performance. Dessa forma os funcionários vão se sentir mais seguros e motivados para cumprir as funções e trabalhar em equipe.

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