Governo do Estado do Espírito Santo

Site responsivo: veja os cuidados para desenvolvê-lo

Qualquer organização sabe que ter um site é fundamental para dar uma maior visibilidade aos serviços. Mesmo assim, muitas instituições não se preocupam em ter uma página na web que seja atraente, ao mesmo tempo, no computador e em dispositivos móveis.

Para que a visualização seja ideal em todos nos canais, é necessário priorizar o desenvolvimento de um site responsivo, que se destaca por facilitar o acesso aos dados em diversas plataformas.

Neste artigo, destacaremos alguns procedimentos para a criação de um site que seja de fácil utilização, independentemente, do meio adotado para buscar as informações. Confira!

Pense na experiência do usuário

O primeiro passo para elaborar uma página na web responsiva é avaliar como os internautas farão a navegação no desktop e nos dispositivos móveis. Para a experiência ser bem-sucedida, é preciso que as funções sejam facilmente localizadas em qualquer dispositivo.

O conteúdo (textos, imagens, vídeos etc.) precisa ser visto de maneira rápida, sem exigir um grande esforço do usuário. Do contrário, é alto o risco de o site ter uma elevada taxa de rejeição (percentual de visitantes que acessam somente a homepage e não procuram mais nenhuma informação).

Tenha cuidado com o design

Além de dominar as linguagens de programação, é indispensável pensar no casamento perfeito entre códigos e design ao desenvolver um site responsivo.

É muito importante contar com um layout que seja agradável para o público-alvo em todas as plataformas. Dependendo da página na web, o excesso de recursos pode prejudicar a visualização, o que afeta o tempo de permanência e o número de acessos de forma negativa.

Fique atento aos limites

Para o site responsivo contar com um layout atraente, a recomendação é ficar atento a alguns padrões adotados para as larguras da tela, como: 

480px (utilizado para smartphones menores e que estão há mais tempo no mercado);

768px (perfeito para celulares mais largos e tablets com tamanho reduzido);

320px (celulares mais antigos e que apresentam uma baixa resolução);

1024px (ideal para desktops que possuem telas largas).

Seguir esses padrões aumenta a possibilidade de desenvolver uma página na web que esteja adequada a todas as plataformas. Isso deve ser levado em consideração durante o desenvolvimento.

Priorize detalhes relevantes

Se você tem como foco criar um site responsivo, valorize bastante elementos vitais para chamar a atenção do público-alvo. Um deles é a velocidade de carregamento. Hoje, os usuários não querem esperar muito tempo para visualizar as informações. Caso a espera for muito longa, é grande o risco de buscarem dados nos concorrentes.

Também é necessário ter muito cuidado com os efeitos adotados nos desktops. Nos computadores, há recursos que contribuem para cativar atenção do internauta. Por outro lado, podem prejudicar a visualização das páginas em dispositivos móveis.

Por isso, é primordial a realização de testes para verificar se o website está obtendo um bom desempenho em todos as plataformas. Com essa postura, crescem as chances de o site responsivo cativar os usuários.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras