Governo do Estado do Espírito Santo

Trabalho híbrido: o que fazer para atingir bons resultados?

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) provocou mudanças em diversos segmentos sociais. No mundo corporativo, a expansão do trabalho híbrido é uma das modificações mais marcantes nesses últimos anos.

Afinal, muitas companhias tinham resistência em optar por uma jornada em que o funcionário trabalhasse alguns dias da semana em casa. Uma das principais objeções para evitar o trabalho remoto estava ligada à queda da produtividade. Por outro lado, percebeu-se que dar mais liberdade para os colaboradores podia torná-los mais dispostos e engajados com a proposta institucional.

Neste artigo, vamos apontar iniciativas que vão contribuir para você alcançar um rendimento mais expressivo ao optar pelo trabalho híbrido. Confira!

 

Tenha foco no planejamento

Um planejamento semanal é um bom caminho para organizar as atividades profissionais. Dependendo das atribuições, algumas tarefas podem ser executadas de forma mais eficiente estando fora do escritório.

Esse aspecto precisa ser levado em consideração para dividir as iniciativas que podem ser feitas dentro ou fora da empresa durante a semana. Com certeza, é uma forma de aproveitar melhor os recursos disponíveis e ser mais produtivo.

Por exemplo, um relatório sobre o desempenho de um setor pode ser lido com mais tranquilidade em casa. Já uma reunião envolvendo gestores e clientes pode ser feita no ambiente empresarial por questões de privacidade e estratégia comercial.

Ao separar devidamente as atividades por local (casa, sede da empresa, entre outros), as chances de o trabalho híbrido atingir as metas estabelecidas aumentam consideravelmente. Em razão disso, é válido ter um foco no planejamento semanal das demandas.

 

Priorize a boa comunicação

Ao trabalhar fora do escritório, é essencial manter uma comunicação assertiva com todos os membros da equipe, principalmente pelos que optam por executar as atividades dentro da companhia.

Mesmo que isso seja óbvio demais, é preciso ter um grande cuidado para as falhas de comunicação não provocarem desentendimentos e atrasos nas entregas. Imagine, por exemplo, que você tirou um dia de folga, mas comunicou isso apenas para o gestor.

Embora esteja trabalhando em casa, a sua ausência pode afetar o rendimento do setor, caso alguma tarefa importante dependa da sua colaboração para ser finalizada. Ao comunicar que estará ausente de forma correta, é possível evitar problemas que possam prejudicar a performance da equipe.

 

Exerça a autocrítica

Será que realmente o trabalho híbrido é a melhor opção para você? Logicamente, é bom fugir dos engarrafamentos e reduzir os gastos com combustíveis e alimentação fora de casa. Por outro lado, é necessário avaliar se trabalhar alguns dias fora do escritório não vai afetar negativamente o seu desempenho.

Não custa nada alinhar com o seu gestor e fazer um período de testes. Mas é importante ter uma avaliação precisa de como o trabalho híbrido está sendo positivo para você e a organização onde atua. Se não pensar nisso com o devido cuidado, pode tomar uma decisão que vai impactar até a sua empregabilidade.

Com certeza, uma autoavaliação vai te ajudar a escolher o melhor caminho e a organizar as atividades corretamente quando trabalhar fora do escritório.

Se está em busca de conteúdos sobre TI e tendências do mercado de trabalho, acesse a página de artigos do nosso site agora mesmo! O conhecimento é peça-chave para colocarmos em prática a melhoria contínua!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
VLibras