Conheça os passos ideais para abrir uma startup

Empreender se tornou uma alternativa para muitas pessoas alcançarem o sucesso profissional e financeiro. Para os que gostam de inovação e de provocar mudanças profundas em um mercado, abrir uma startup passou a ser um desafio muito interessante.

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o Brasil tem aproximadamente 21 mil startups, sendo que, no período de 2016 a 2021, houve um crescimento de 325% na presença dessa modalidade de empresa no País.

Neste artigo, vamos destacar fatores que devem ser levados em consideração ao apostar nesse tipo de negócio. Confira!

Saber o que significa startup

A ABStartups define esse modelo de negócio como uma empresa enxuta e ágil que prioriza a resolução de problemas do mundo real por meio da tecnologia. Dessa forma, disponibiliza uma solução escalável com grande potencial de crescimento para o mercado.

Em geral, as startups atuam em condições de extrema incerteza em razão do caráter inovador dos serviços oferecidos. Além disso, contam com o apoio de investidores que consideram a solução criada uma opção capaz de gerar retorno no futuro.

Nubank, 99 e Hotmart são exemplos de startups brasileiras que estão consolidadas no mercado. Cada uma identificou um grande potencial no segmento de atuação para cativar o público-alvo.

Ter uma boa ideia

Antes de abrir uma startup, é fundamental que haja um motivo que justifique apostar em uma empresa voltada para a inovação. Logicamente, é necessário também fazer uma análise do mercado para constatar se a ideia realmente é diferenciada e capaz de chamar a atenção dos consumidores.

Por isso, é recomendado fazer um estudo de viabilidade para identificar as reais chances de o negócio prosperar. Nem sempre a novidade é incorporada de forma consistente pelo mercado.

Em outras palavras, é positivo contar com uma ideia criativa, mas isso não significa que investir na empresa é sinônimo de sucesso e lucros garantidos.

Analisar a necessidade dos consumidores

Para abrir uma startup, um bom passo é ter capacidade de adaptar as ideias de acordo com as possibilidades de envolver os clientes em potencial. Essa prática se torna mais fácil de ser executada por meio de pesquisas de mercados e testes.

Ao avaliar os resultados obtidos, uma empresa tem mais possibilidades de criar um produto ou serviço com chances reais de sucesso. Hoje, um olhar atento sobre a demanda é peça-chave para atingir resultados dentro ou acima das expectativas. No caso das startups, esse procedimento é ainda mais imprescindível por causa do caráter inovador dos projetos desenvolvidos.

Gerenciar as finanças de forma estratégica

Por mais que haja boa vontade e criatividade para colocar uma boa ideia em prática, é indispensável ter recursos financeiros para tirá-la do papel. Nem sempre os proprietários de uma startup têm condições econômicas para lançar um produto ou serviço inovador.

Por isso, é necessário o apoio de investidores que abracem o projeto e ajudem a estruturá-lo financeiramente. Dessa forma, será viável fazer iniciativas importantes para crescimento do negócio, como ações de marketing, aquisição de equipamentos, contratação de mão de obra, entre outras.

Com planejamento, visão de negócio, arrojo e boas parcerias, empreendedores podem criar o cenário favorável para abrir uma startup e conquistar consumidores e lucros de forma escalável e veloz.

Se gostou deste artigo, fique à vontade para compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Afinal, o conhecimento é vital para superar novos desafios.