Quando se fala de transformação digital, o Brasil ainda segue a passos de tartaruga. De acordo com um levantamento feito pela Exec, o Brasil fica atrás de países da América Latina, como México, Colômbia e Argentina. A diferença é que esses países vêm discutindo o tema há anos, enquanto a evolução digital se tornou uma prioridade no Brasil, a partir de 2016.
Das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas estão a questão cultural, a falta de um plano de negócios devidamente estruturado e a ausência de uma estratégia definida.
Para impulsionar os processos de digitalização das companhias, é fundamental a contratação de talentos com perfil digital, mas para atraí-los é necessário ter um ambiente de trabalho voltado para a inovação.
Conheça os cinco principais equívocos na transformação digital que podem estar prejudicando diversas empresas.
1.Jogar as responsabilidades na área da Tecnologia da Informação (TI)
É fato que a área da TI é de suma importância e demanda muito trabalho nas mudanças provocadas pelo avanço tecnológico, mas delegar todo o processo a esse setor é um dos equívocos na transformação digital de uma empresa.
Novas tecnologias não são o único fator determinante dessa transformação. A mudança de mentalidade dos empregados diante de novos cenários é mais um elemento que deve ser levado em consideração.
Uma verdadeira transformação digital vai possibilitar uma companhia a criar serviços inovadores, mas também manter métodos sempre atualizados.
2. Achar que no mundo digital tudo é permitido
Quando se fala de análise de dados, vêm à tona aspectos relacionados à ética e à moral sobre o uso das informações dos clientes.
Escândalos de grandes redes sociais como Facebook mostram a importância da utilização correta dos dados, pré-requisito para evitar que essas informações sejam usadas como ferramentas de manipulação envolvendo pessoas.
Os dados devem ser tratados como bens que precisam sempre ser protegidos e usados com muita responsabilidade, pois qualquer descuido pode causar sérios danos às marcas e às pessoas.
3.Ignorar novas legislações com impacto global
As siglas GDPR ou LGPD são familiares para você? Se não houver cuidado, a probabilidade de uma empresa infringir as leis é grande. O desrespeito à legislação é mais um dos equívocos na transformação digital, que podem ser cometidos por uma empresa.
A General Data Protection Regulation (GDPR) é uma legislação adotada pela União Europeia que regulamenta a maneira como as organizações de todo o mundo obtêm e protegem os dados dos residentes no continente europeu.
Já a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está prevista para entrar em vigor em 2020, no Brasil. Ela tem como objetivo aumentar a privacidade de dados pessoais e o poder das entidades reguladoras para fiscalizar organizações, além de coibir vazamento de dados.
É preciso estar atento, pois quem não se adaptar à nova legislação pode ser obrigado a pagar multas pesadas que podem desestabilizar uma companhia em termos financeiros.
4.Acreditar que a tecnologia é a única que traz inovação
A tecnologia contribui para uma organização se tornar mais competitiva e ágil, mas um dos equívocos na transformação digital é considerar que o uso de novas tecnologias gera bons resultados por si só.
É essencial que os funcionários estejam engajados para as mudanças surtirem efeito e contribuírem para aumentar a eficiência e melhorar a prestação de serviços.
5. Medo de errar
Esse é sem dúvida um dos maiores equívocos na transformação digital. O medo de errar faz com que muitas empresas não iniciem a transformação digital.
O receio de desperdiçar recursos em algo que pode não dar certo leva muitas organizações a frear investimentos em novas tecnologias.
A transformação digital está cada vez mais presente na vida dos cidadãos e das companhias. Ignorar essa tendência é um erro grave no cenário atual, que pode gerar prejuízos financeiros e de imagem.