A transformação digital e a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) abriram caminho para as organizações adotarem novas formas de interagir com um público. Uma delas é o webinar, que consiste em uma palestra ou conferência on-line transmitida por vídeo pelas redes sociais ou softwares específicos, como o Zoom.
Trata-se de uma iniciativa que colabora para gerar autoridade em um determinado assunto e instruir o público-alvo, fator essencial para expandir o engajamento. Sem dúvida, uma comunicação mais próxima com a audiência cria um cenário favorável para divulgar ações e mostrar os resultados.
Neste artigo, vamos mostrar fatores que devem ser levados em consideração na hora de organizar um webinar. Confira!
Ambiente e recursos
É fundamental que o palestrante e as demais pessoas que vão interagir com o público no evento estejam em uma área com boa iluminação. Também é importante que o local esteja devidamente organizado, evitando que objetos espalhados tirem a atenção das pessoas.
Outro ponto que deve ser observado é a qualidade da conexão à internet. Por mais que o conteúdo seja relevante, os inscritos vão se sentir incomodados se a transmissão não apresentar uma boa estabilidade.
Outra recomendação é utilizar equipamentos que estejam funcionando corretamente e com um bom estado de conservação. Para fazer um webinar, é preciso, dependendo do caso, ter somente um notebook com câmera e microfone. Contudo, esses recursos devem ser testados e apresentarem um bom desempenho para a transmissão ser realizada da melhor forma possível.
Audiência
Mesmo que não apresente um alto nível de complexidade para ser organizado, um webinar necessita ter uma audiência definida de forma estratégica. Se esse ponto não for analisado corretamente, os riscos de o evento não atingir os objetivos são consideráveis.
A definição da plateia também é peça-chave para os trabalhos de divulgação. Isso porque influencia nos meios de comunicação que serão usados para destacar a realização do evento, como também a linguagem a ser adotada para atrair o público-alvo.
À medida que a audiência é estabelecida corretamente, maiores são as chances de um webinar ter um maior número de participantes e conquistar uma repercussão bastante positiva para a marca.
Atenção com horário e roteiro
Pode ser muito óbvio, mas é essencial que haja um cuidado com o dia e o horário que será promovido o evento. Não adianta contar com uma excelente estrutura, conferencistas qualificados e um bom número de inscritos, caso o webinar seja feito em uma data que prejudique a participação dos inscritos.
É um detalhe que pode fazer toda a diferença para a ação apresentar um resultado dentro ou acima das expectativas. Por isso, é válido estudar o público-alvo para escolher o momento ideal para a realização da atividade.
Outro fator importante engloba o roteiro, ou seja, o planejamento do que será apresentado durante o webinar. A recomendação é que o palestrante estruture o que vai expor e verifique junto com um suporte técnico se os recursos tecnológicos estão funcionando de maneira adequada.
Um bom roteiro contribui bastante para manter o público-alvo atento. Além disso, colabora para haver um maior entendimento das informações, o que eleva as probabilidades de o webinar ser bem avaliado.
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